A invasão das bikes

Para substituir o transporte público ou deixar o carro em casa, as bicicletas vêm sendo cada vez mais usadas nas cidades brasileiras

Mobilidade / 30 de Julho de 2014 / 0 Comentários

Protesto na pista: ciclistas pedem mais respeito aos motoristas

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As cidades brasileiras estão andando sobre duas rodas. Movimentos pela utilização das bicicletas crescem cada vez mais nas capitais e pessoas estão aderindo à magrela em detrimento do transporte público ou particular. Elas não são mais sinônimo de atividade física, mas, sim, de responsabilidade sobre o meio ambiente, sustentabilidade e mobilidade urbana. A pesquisa “Origem e Destino”, feita pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop), mostra que, em 2000, eram feitas 25 mil viagens diárias nas ciclovias de Belo Horizonte. Em 2012, o número passou para 130 mil viagens por dia.

Já o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte mostra que, em 2002, 61.419 pessoas entrevistadas na região metropolitana (exceto a capital) usavam a bicicleta no dia a dia. Dez anos depois, mais de 100 mil pessoas responderam que adotam a bike nos municípios da Grande BH.

Quem já aderiu às bikes precisa ter algumas cautelas e quem passa perto delas nas ruas deve ter atenção redobrada. O alerta é para todos: compartilhar as ruas é conviver bem, com respeito mútuo. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) descreve regras para essa convivência. De acordo com a legislação, a circulação deve ser feita pelo lado direito da via. O motorista de qualquer outro tipo de veículo deve garantir a distância de segurança lateral e frontal da bicicleta.

Para fazer qualquer manobra, como a ultrapassagem, o ciclista também deve sinalizar de forma clara e com antecedência. No caso, ele deve usar sinal de braço (veja quadro). Quem quer se aventurar pelas cidades para passear, ir ao trabalho, fazer compras ou mesmo atividades físicas deve ficar atento aos equipamentos de segurança. Segundo o código de trânsito, as bicicletas devem ter campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo. Somente as bikes destinadas à prática de esportes quando em competições – mountain bike, downhill, freestyle e campeonatos – estão desobrigadas a ter espelho e campainha.

COMPARTILHAMENTO

Para se ter uma ideia de quanto o uso da bicicleta está crescendo, 21 cidades brasileiras, sendo 12 capitais, já adotam o sistema de bicicletas compartilhadas. A informação é do site BikeSharing World, que aponta todos os locais onde há o empréstimo no mundo.

Em Belo Horizonte, o BikeBH entrou em funcionamento em 7 de junho e vem agradando moradores e os turistas que passaram pela cidade durante a Copa do Mundo. Quase 5 mil viagens foram feitas nos quatro pontos existentes hoje. A expectativa é de que, até o fim do ano, outras regiões da cidade ganhem os bicicletários, entre elas, a Pampulha. No total, são 40 estações no planejamento da prefeitura da capital junto às empresas parceiras.

DIA DO CICLISMO

E cada cidade avança de uma maneira para incentivar o uso da bicicleta. Em Betim, por exemplo, são hoje 30,41 km de ciclovia, distribuídas em sete avenidas. Segundo a Transbetim, que administra o trânsito da cidade, os lugares exclusivos para o ciclista estão nas avenidas São Paulo, Manhuaçu, Edmeia Marcos Lazzarotti, Marco Túlio Isaac, que tem a maior extensão (12,13km), Porto Alegre, José Inácio Filho e Imbiruçu.

A Transbetim informa ainda que existe um estudo para conectar as atuais ciclovias e propostas para implantação de bicicletários. Uma forma é fazer parceria com empresários da cidade que estão instalados perto das avenidas para instalação dos estacionamentos exclusivos para bikes. O pacto seria feito, segundo a Transbetim, durante a aprovação de projetos industriais, comerciais e residenciais aos empreendedores e proprietários.

Outra iniciativa na cidade foi da vereadora Marilene Torres (PRP). Por meio de um projeto de lei de sua autoria aprovado na Câmara Municipal, foi criado o Dia do Ciclista, comemorado em 19 de agosto. Segundo ela, a ideia do projeto surgiu ao observar a importância de destinar às novas vias um espaço para os ciclistas, oferecendo mais conforto e segurança. “Devemos conscientizar a população da importância do uso da bicicleta, tanto como meio de transporte quanto para prática esportiva”, diz Marilene.

O dia 19 de agosto será para comemorar e reivindicar. “É um momento de unirmos forças e levar à massificação do uso da bicicleta em benefício do trânsito, do meio ambiente e da saúde pública”, afirma a vereadora. Segundo ela, há conversas com a Secretaria Municipal de Esportes
para que ações sejam divulgadas ao longo da semana de agosto em que a data será comemorada. Uma delas será voltada para conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres da importância do papel de cada um, de respeitar o espaço do outro.

A vereadora avalia que a cidade precisa de mais ciclovias e ciclofaixas, principalmente  nas ruas que ainda serão pavimentadas. “Sabemos que precisamos avançar muito, principalmente na infraestrutura. E incentivar novas alternativas de transporte. Estamos trabalhando para implantação das políticas de mobilidade sustentável na cidade, pois faz parte de um plano de renovação urbana e já existem iniciativas da prefeitura”, diz.

PARA SUA SEGURANÇA

  • Verifique se os freios funcionam corretamente e se não há peças que possam se soltar
  • Regule a altura do selim para pedalar com conforto e eficiência
  • Evite usar fones de ouvido com música muito alta. É importante estar atento ao trânsito
  • Não pedale na contramão e nas calçadas. É perigoso e ilegal
  • Redobre a atenção nos cruzamentos
  • Respeite o pedestre, a preferência é sempre dele
  • Sinalize com os braços as mudanças de direção
  • Respeite o sinal vermelho e não pare sobre a faixa de pedestre
  • Ao pedalar na chuva, evita as poças grandes, elas podem esconder bueiros e buracos
  • Redobre sua atenção em dias de chuva, os freios perdem um pouco da eficiência
  • Use sempre os dois freios juntos, isso evita derrapagens e perda de controle
  • Mantenha distância segura da lateral dos veículos, pois os passageiros e o motorista podem abrir as portas sem ver você
  • Certifique-se de que os motoristas estão vendo você nas ultrapassagens
  • Mantenha velocidade compatível com a via e com o trânsito no local
  • Respeite outros ciclistas, patinadores, skatistas e corredores nas ciclovias
  • Ao estacionar a bicicleta, não a prenda de forma que atrapalhe os pedestres
  • Seja visto à noite. Prefira roupas claras e use acessórios refletivos

 

CONECTE-SE
Onde encontrar informações sobre o mundo das bicicletas:

  • bicicletando.com.br
  • Bhemciclo.org
  • Vadebike.org
  • Euvoudebike.com
  • Praquempedala.com.br
  • Mobilicidade.com.br/bikebh
  • Bikeanjo.org
  • Bikeanjobh.wordpress.com
  • Blogdociclista.com.br

 

COMO SINALIZAR UMA MANOBRA


Vire á          Vire á         Reduza a
esquerda  direita        velocidade

 

PROBLEMAS

Ao mesmo tempo que o uso da bike como meio de transporte está aumentando, grupos em defesa do ciclista lutam por melhorias nos trechos de ciclovias e mais respeito por parte dos motoristas. O BH em Ciclo, por exemplo, além de promover encontros e divulgar o que acontece no mundo das magrelas, acompanha todo o desenvolvimento e planejamento da capital junto à BHTrans. Recentemente, divulgou sobre o problema da falta de conexão entre os quilômetros, obrigando o ciclista a enfrentar o trânsito e se aventurar entre carros, motos e ônibus. Outro problema é a falta de paraciclos, que são suportes para as bicicletas, e bicicletários, que são os estacionamentos. O número de furtos, segundo o membro da Associação Bike Anjo BH e do BH em Ciclo, Vinícius Mundim, é grande.

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