Sem parar
Concessionária Eixo SP dá início à implementação de pesagem de caminhões em movimento

A Eixo SP, concessionária que administra 263,42 km da SP-310 e da SP-225, entre São Carlos e Rio Claro, e de Itirapina a Bauru, no interior paulista, deu início à implementação do sistema de pesagem de caminhões em movimento, tecnologia conhecida como HS-
A Eixo SP, concessionária que administra 263,42 km da SP-310 e da SP-225, entre São Carlos e Rio Claro, e de Itirapina a Bauru, no interior paulista, deu início à implementação do sistema de pesagem de caminhões em movimento, tecnologia conhecida como HS-WIM (sigla em inglês para High Speed Weigh In Motion). Em janeiro último, a empresa divulgou que adequou os postos de pesagem existentes em sua área de atuação.
Segundo a Eixo SP, a tecnologia estará presente em pórticos estrategicamente instalados em três locais ao longo do trecho administrado pela concessionária: dois na SP-310 (Rodovia Washington Luís) - no KM 181, na pista sentido interior, próximo à praça de pedágio de Rio Claro; no KM 197, na pista sentido capital, em Corumbataí - e na SP-294, no KM 644 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), na pista sentido capital, em Dracena. Este último ainda será ativado. Um quarto ponto de pesagem em movimento deve ser anunciado em breve, também na SP-294, de acordo com a empresa.
“O HS-WIM é uma evolução do sistema já implantado pela Eixo SP e em funcionamento desde junho de 2022. Os três pontos onde o WIM está operando deixarão de utilizar o sistema atual e migrarão para a nova tecnologia. Pelo sistema atual, em caso de excesso de peso, o motorista precisa parar e apresentar a documentação no Posto Geral de Fiscalização (PGF). O novo sistema dispensa a parada obrigatória do caminhoneiro”, ressalta a concessionária.
Adequações
Segundo a Eixo SP, para que a implementação do sistema pudesse ser feita, foram eliminadas irregularidades na pista, criando uma plataforma de 120 metros uniforme nos locais de pesagem.
Nesse modelo de pesagem, são utilizados sensores especiais instalados no pavimento das rodovias, além de câmeras e sensores nos pórticos para coletar dados em tempo real, como peso, altura, largura, velocidade, quantidade de eixos e leitura de placas.
Esses equipamentos permitem a pesagem por eixo, por conjunto de eixos e do peso bruto total dos veículos, sem necessidade de paradas em balanças estáticas, como no modelo convencional.
“Além de proporcionar maior fluidez no tráfego, o sistema identifica veículos com excesso de peso e encaminha automaticamente os dados ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para emissão de multas, garantindo agilidade e precisão na fiscalização”, pontua a concessionária.
Vantagens
A empresa destaca os benefícios que a tecnologia proporciona às viagens,favorecendo diretamente os caminhoneiros, que não precisam mais parar. Como consequência, as operações de transporte de cargas ficam mais ágeis e seguras, e as filas na pesagem deixam de existir. Todos esses fatores contribuem para a redução nas emissões de dióxido de carbono, principal gás de efeito estufa.
“Com a implantação do HS-WIM, a Eixo SP reforça seu compromisso com a modernização da infraestrutura viária, promovendo um trânsito mais seguro e eficiente”, afirma o gerente de tecnologia da concessionária, Fábio Souza.
Segundo ele, o sistema está em fase de testes de calibração. O início oficial do funcionamento está previsto para o segundo semestre deste ano. A Eixo SP adianta que realizará uma ampla campanha de divulgação por meio da imprensa, de redes sociais, painéis eletrônicos nas rodovias e distribuição de informativos nas praças de pedágio. “A sinalização também será ajustada para informar os caminhoneiros sobre os pontos de pesagem com antecedência”, concluiu a concessionária.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.