Expansão à vista

Porto de Santos terá novas áreas para estacionamento de caminhões

Estradas / 27 de Março de 2025 / 0 Comentários

O Porto de Santos vai ganhar ao menos três novos pátios para caminhões, segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPA).

A- A A+

O Porto de Santos vai ganhar ao menos três novos pátios para caminhões, segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPA). Um quarto espaço também poderá ser construído, mas ainda não há confirmação.
A ampliação faz parte de um projeto de expansão que pretende quase triplicar a área portuária, passando dos atuais 7,8 milhões de metros quadrados para 20,4 milhões de metros quadrados. Em longo prazo, esse crescimento seria equivalente à criação de praticamente mais dois portos.
A proposta é que as novas áreas, construídas em quatro municípios, possivelmente, sejam incorporadas à Poligonal do Porto Organizado.
Uma audiência pública para debater a ampliação dos espaços destinados aos pátios reguladores de caminhões e aos futuros condomínios logísticos do porto está marcada para 14 de março, às 17h, no auditório da APS.
Segundo a APS, o objetivo do encontro é debater a instalação de quatro condomínios logísticos retroportuários nos municípios de Guarujá, São Vicente, Santos e Cubatão, que terão capacidade para regular o acesso de caminhões e abrigar mais de 2.800 veículos, oferecendo estrutura e serviços aos caminhoneiros.
Estarão presentes na audiência o presidente da autoridade portuária, Anderson Pomini, a coordenadora da Frente Parlamentar Mista dos Portos Nacionais, deputada federal Rosana Valle (PL-SP), representantes do Executivo, do Legislativo e do Ministério Público, além de agências reguladoras, sindicatos, entidades do setor e sociedade civil.
“Com a expansão do Porto de Santos e a intensa circulação de aproximadamente 8.000 caminhões por dia, essas áreas são essenciais para a organização do tráfego e a redução de impactos nos municípios da região”, informou a APS.

Passado e futuro
Até julho de 2020, a área do Porto Organizado era definida pelo Decreto 4.333, publicado no mesmo ano. Em 2021, o tema voltou a ser debatido, e, após duas portarias, o porto incorporou e depois excluiu, em um intervalo de dez meses (entre janeiro e outubro de 2022), cerca de 6 milhões de metros quadrados da poligonal, de acordo com a APS.
Agora, a atual gestão quer promover uma ampliação inédita das áreas de expansão para atrair novos investimentos, gerar empregos e tornar o porto mais competitivo e eficiente.
 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.