Máquinas na pista
Concessionária divulga plano de obras na BR-381 para os primeiros cem dias após assinatura de contrato
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A administração da BR-381/MG pela concessionária Nova 381 começou em fevereiro com a execução das primeiras intervenções para melhorar a segurança e as condições da rodovia.
A administração da BR-381/MG pela concessionária Nova 381 começou em fevereiro com a execução das primeiras intervenções para melhorar a segurança e as condições da rodovia. Entre as principais ações do Plano de 100 Dias estão a correção de uma ponte em João Monlevade, a recuperação de pavimento, o reforço na iluminação e a melhoria da sinalização. O plano foi apresentado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, durante um evento em Belo Oriente, Minas Gerais.
O projeto de concessão da BR-381/MG prevê investimentos de R$ 9 bilhões ao longo dos próximos 30 anos. O trecho concedido tem 303,4 km e liga Belo Horizonte a Governador Valadares, atravessando 21 cidades. A estrada é considerada uma das mais perigosas do país, devido à sinuosidade do traçado e à falta de investimentos adequados em manutenção.
O ministro Renan Filho destacou que a concessão representa um marco na história da rodovia, garantindo transparência nos compromissos assumidos e proporcionando melhorias perceptíveis desde os primeiros meses. “Além das obras imediatas, há um compromisso com a comunicação direta com os municípios ao longo da BR-381, esclarecendo as melhorias que serão implementadas e os serviços oferecidos. Entre eles destacam-se a ampliação da infraestrutura com atendimento médico, as câmeras de segurança e o wi-fi gratuito ao longo da rodovia”, afirma o ministro.
As intervenções iniciais previstas para os primeiros 100 dias de concessão incluem correção da ponte torta, em João Monlevade; recuperação da sinalização horizontal e vertical; roçada e limpeza da faixa de domínio; operação tapa-buracos; limpeza de galerias e drenagem; revitalização dos guardrails.
A partir de agosto, a concessionária Nova 381 iniciará a operação de guinchos e ambulâncias, além da implementação de um sistema permanente de monitoramento, da inspeção de tráfego, do apoio na rodovia, do resgate e o atendimento pré-hospitalar. Também será disponibilizado um serviço de atendimento telefônico para informações sobre a rodovia.
Nos próximos anos, o projeto prevê duplicação de 106 km da rodovia; construção de 83 km de faixas adicionais; correção de 51 pontos críticos; instalação de 20 passarelas para pedestres e recuperação de outras três; e criação de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.
O ministro ressaltou que serão realizadas avaliações para minimizar o impacto no trânsito durante as obras. “Vamos priorizar intervenções noturnas nos trechos mais movimentados e em travessias urbanas. Caso haja necessidade de interdição de faixas, faremos estudos para garantir a fluidez do trânsito”, diz.
Modelo de pedágio
O leilão da BR-381/MG priorizou o maior desconto sobre o valor do pedágio, buscando assegurar uma tarifa justa para os usuários. Além disso, a cobrança só começará em 2026, conforme estipulado no contrato de concessão.
A nova modelagem de outorga, alinhada ao Novo PAC, visa garantir um equilíbrio entre a rentabilidade da concessionária e a moderação do impacto financeiro para os usuários, promovendo maior competição e investimentos sustentáveis na infraestrutura da rodovia.
A concessão da BR-381/MG é vista como um passo fundamental para a modernização da rodovia e a redução de acidentes, reforçando sua relevância como um dos principais corredores logísticos do Brasil.
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