A Serra do Mar e suas aves

Ecovias lança e-book com características, vídeos e até os cantos de 40 espécies do maciço que cerca o Sistema Anchieta-Imigrantes

Meio Ambiente / 02 de Dezembro de 2014 / 0 Comentários

Quarenta espécies foram catalogadas e suas informações foram divulgadas no livro digital

A- A A+

Uma região deslumbrante por onde passa o Sistema Anchie­ta-Imigrantes, rodovia que liga a Região Metropolitana de São Paulo e o Porto de Santos, Polo Petro­químico de Cubatão e as indústrias do ABCD e Baixada Santista. São carros, ônibus e muitos caminhões e carretas que trafegam tão perto da serra, mas nem sempre quem passa por ali pode parar para admirar sua natureza.

Em parceria com o Instituto Bio­diversidade, a Ecovias, concessionária que administra o trecho, lançou recen­temente o e-book “Aves da Serra do Mar”, que revela as aves nativas da mata atlântica presentes na região. A ideia é que o usuário da rodovia conhe­ça mais as belezas pelas quais passa, sem ter tempo, no entanto, de parar e observar.

O livro digital traz informações, vídeos e imagens de 40 aves nativas que foram monitoradas ao longo de seis meses por um grupo de biólogos. O coordenador de sustentabilidade do Sistema Anchieta-Imigrantes, Valdir Ri­beiro, conta que o objetivo é mostrar a biodiversidade existente na Serra do Mar. "E a importância da preservação ambiental aos usuários do sistema", completa.

Ao navegar pelo e-book, o leitor pode visualizar como um livro ou ir di­reto às aves que mais lhe interessar. A busca pode ser feita por nome popu­lar ou científico. Na página dedicada a cada animal, é possível ter acesso às informações sobre ele, vídeos, fotos, som emitido por ele e ainda saber se está ameaçado de extinção. Uma das aves é a Ramphodon naevius, mais conhecida como beija-flor. Ela tem apenas 15 centímetros, é briguenta e defende assiduamente seu território.

Outro que aparece é o jacuaçu ou jacu-guaçu (Penelope obscura Tem­minck, 1815). Ave presente também em outras partes do país e da Améri­ca Latina, gosta de fazer seus ninhos usando bromélias. É uma espécie bastante barulhenta, segundo as in­formações do e-book, principalmente na presença de homens ou possíveis predadores. Uma curiosidade é que a espécie está sendo usada na produção de café em algumas regiões do Brasil. "Ele seleciona os melhores grãos para se alimentar e em seu sistema diges­tório a polpa é aproveitada. Os grãos não metabolizados são descartados em suas fezes. Esses grãos são coleta­dos e com eles se produz o café deno­minado café jacu, que é caro, exótico e muito saboroso.

MONTANHAS

A Serra do Mar é uma cadeia de montanhas que começou a se formar há 100 milhões de anos. Hoje, é o lar da maioria das espécies animais e vegetais do bioma da mata atlântica. Para conhecer de perto as informações que estão no livro digital, é possível ca­minhar pelas trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar. 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.