Adeus aos velhinhos
Programa de renovação da frota de caminhões entra em vigor no país por meio de parceria firmada entre o governo federal e a Iveco
A- A A+Após anos de estudos, a proposta de renovação da frota de caminhões antigos foi, enfim, colocada em prática pelo governo federal. Todas as normas do Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária (Renovar) foram publicadas na Medida Provisória (MP) 112/2022. A iniciativa será voltada para veículos de transporte rodoviário de mercadorias, ônibus, micro-ônibus e implementos rodoviários.
Para viabilizar o projeto, a União firmou uma parceria com a Iveco por meio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A empresa e a concessionária Deva vão testar a implementação do programa no país.
O primeiro passo serão a captação, a desmontagem e a reciclagem de mais de 50 caminhões com tempo de uso superior a 30 anos. A área da Deva em Lavras, no Sul de Minas Gerais, recebeu uma estrutura especial para esse processo. Segundo a Iveco, o autônomo e o pequeno transportador que aderirem ao programa de forma voluntária ganharão um crédito de R$ 20 mil a R$ 30 mil para a aquisição de um modelo seminovo Euro V na própria concessionária.
Inicialmente, poderão participar da iniciativa os caminhoneiros que trabalham no Transporte Autônomo de Cargas, conforme publicado na MP 112/2022. O objetivo é alavancar o setor de transportes, atualizar a frota circulante, renovar a tecnologia e promover a descarbonização por meio da redução da emissão de poluentes. Outro fator considerado é a melhoria na qualidade de vida dos profissionais do segmento.
Efeitos
Dados da Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura, mostram que, atualmente, existem mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação no país. Desse total, 26% têm mais de três décadas de fabricação, tempo considerado como limite da vida útil do veículo.
Segundo avaliação do Ministério da Economia, o envelhecimento da frota tem relevantes impactos no setor. “Implica a segurança no trânsito e no meio ambiente e contribui para o aumento dos custos logísticos que afetam a competitividade dos produtos nacionais, resultando em um repasse de custos ao consumidor e na elevação da inflação do país”, destacou a pasta. A adesão ao programa é voluntária.
O gerente de Licitações e Vendas Corporativas da Iveco, George Carloto, ressalta que a renovação da frota é um ponto crucial para o segmento e deverá ganhar fôlego a partir de agora.
“É uma grande satisfação termos vencido esse certame. O projeto será testado e aperfeiçoado pela Iveco, e, para a próxima fase, vamos estruturar uma proposta mais robusta com foco no médio e no longo prazo. Os benefícios para a sociedade são muitos, como, por exemplo, maior competitividade para o setor de cargas e menor impacto de gases nocivos ao meio ambiente”, afirmou Carloto.
“Essa é uma demanda que está em pauta há décadas e trará muitos benefícios para todos os envolvidos. A renovação da frota vai trazer também a adequação às práticas sustentáveis no segmento, bem como um padrão de qualidade e segurança para motoristas e caminhoneiros”, completou o presidente da Iveco para a América Latina, Márcio Querichelli.
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