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Primeiro trecho da BR-381 a ser recuperado com asfalto reciclado foi parcialmente concluído em um prazo sete vezes mais rápido do que o do método convencional

Meio Ambiente / 22 de Dezembro de 2021 / 0 Comentários
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Mais da metade do trecho da BR-381 que está sendo recuperado com asfalto reciclado já está concluída. De meados de junho para cá, 3 km dos 5 km em que serão aplicados o chamado RAP (do inglês Reclaimed Asphalt Paviment) foram finalizados, prazo sete vezes mais rápido do que o de uma reconstrução convencional, segundo a Arteris Fernão Dias, empresa que administra a rodovia entre Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Guarulhos, na Grande São Paulo.

A utilização dessa solução em larga escala é inédita na BR-381, conforme mostrado pela Entrevias na edição de julho último, e está ocorrendo em São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas Gerais. Em 2019, alguns pontos específicos da via haviam recebido o RAP em um projeto-piloto. Desde então, foram investidos mais de R$ 6 milhões no reaproveitamento do material proveniente da fresagem do pavimento asfáltico, de acordo com a concessionária.

A recuperação dos 2 km restantes está em andamento e tem previsão de ser concluída até o fim deste ano.

“Essa metodologia é um avanço na implementação de soluções sustentáveis no ramo de concessão de rodovias. Além de o trabalho de recuperação ser mais ágil, o asfalto reciclado possui desempenho e vida útil iguais aos de um pavimento reconstruído em sua totalidade. Estamos trabalhando para garantir conforto e segurança na pista com o menor impacto possível”, afirmou o gerente de Implantação e Conserva da Arteris, Marcos Gruba.

 

Peculiaridades

A agilidade é um dos fatores que motivaram a aplicação do RAP na BR-381. Para se ter uma ideia, segmentos de até 50 metros de pistas podem ser recuperados em apenas um dia com o RAP, enquanto no método habitual esse procedimento demoraria até uma semana por conta do processo de cura entre as camadas do pavimento.

Entre os principais benefícios dessa tecnologia também se destaca o ganho ambiental em função da redução de resíduos, o que representa um bônus no processo de concessão, de acordo com a empresa que administra a via.

 

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