Ajuda aos pacientes
Orcca lança campanha para doação de suplemento alimentar para as pessoas que estão em tratamento contra o câncer
A- A A+A Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca) está realizando nova campanha para a compra de suplementos alimentares. Devido aos efeitos colaterais que o tratamento contra a doença causa, a desnutrição é uma realidade entre os pacientes oncológicos. A alteração do paladar gera perda de apetite e, consequentemente, de peso, bem como piora da qualidade de vida.
O uso do suplemento alimentar nesses casos é necessário, pois ele ajuda a manter o aporte nutricional do paciente. Estar bem-nutrido é uma condição fundamental para o tratamento. Como o alimento é importante para o paciente, a Orcca está constantemente reforçando a necessidade de doação. O valor do suplemento não é acessível a todos: uma lata custa em torno de R$ 50.
Local é mantido por doações e parcerias
Além disso, a instituição oferece um programa alimentar para o paciente, garantindo a nutrição adequada, especialmente àqueles que são submetidos à quimioterapia de longa duração. Isso reflete maior resistência aos efeitos colaterais causados pelo tratamento, acelera o processo de cicatrização e aumenta a competência do sistema imunológico. O programa de suporte alimentar oferece café da manhã, almoço e lanche da tarde, cesta básica e o suplemento alimentar.
A oferta da alimentação vai além do paciente. A Orcca identificou, ao longo dos anos, que os acompanhantes também precisavam ser acolhidos. Muitos têm condição socioeconômica precária e estão distantes de seus municípios, o que inviabiliza uma alimentação de qualidade.
O suplemento alimentar é voltado para o paciente com perda nutricional severa devido ao tipo de tumor, como de esôfago, estômago, cabeça e pescoço. Nesses casos, segundo a instituição, há alto gasto energético, dificuldade de mastigação e deglutição, sendo necessário, muitas vezes, o uso de sondas para ajudar na alimentação. Há fórmulas específicas, que permitem melhor aporte nutricional do paciente.
Missão
A Orcca foi fundada em fevereiro de 2005 e tem sede em Betim, na região metropolitana. É uma associação civil assistencial sem fins lucrativos. O principal trabalho, o apoio aos pacientes com câncer da cidade e a seus familiares, começou a ser feito quando profissionais de saúde do município perceberam que havia uma carência social e econômica entre os pacientes em tratamento médico em Betim.
A partir daí, foram montadas equipes multidisciplinares engajadas em dar uma melhor resposta ao paciente.
Assistência
Nos serviços complementares ao tratamento, a Orcca oferece aos pacientes suporte em várias áreas da saúde. Uma delas é o tratamento odontológico, que proporciona qualidade de vida e autoestima ao paciente de câncer. Também há acompanhamento com nutricionistas voltado para a alimentação de qualidade que ajuda na tolerância aos efeitos colaterais, manutenção ou ganho de peso e redução do risco de infecção.
Há uma área específica para orientação ao paciente e a seus familiares sobre direitos e benefícios. Acompanhamento psicológico é fundamental no tratamento contra o câncer. A rotina muda após um impacto causado pelo diagnóstico. Segundo a Orcca, é natural que haja medo, insegurança, às vezes, raiva, incertezas sobre a cura e sobre a possibilidade de morte eminente. A família também tem toda sua rotina modificada. Por isso, o acompanhamento psicológico busca reduzir os quadros de depressão e ansiedade tanto do paciente quanto dos acompanhantes.
Como ajudar?
São várias as formas de doar para a Orcca. Pode ser em dinheiro, na conta bancária da instituição, débito automático, boleto bancário ou recibo de doação. Os contatos da Orcca para doação são: telefone 31-3595-3882 e e-mail doe@orcca.org.br. Para fazer uma visita, a Orcca fica na rua Um, número 337, bairro Jardim Brasília, Betim.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.