Uma novidade para garantir mais segurança para caminhoneiros, motoristas de aplicativo, taxistas e mototaxistas. Chamada de “Vigia Mais Motorista”, a tecnologia é uma espécie de botão de pânico, para chamar as forças de segurança de forma ágil.
Lançada pelo Governo do Mato Grosso, esta ferramenta – ao ser acionada – chega diretamente às centrais de operações das polícias em todas as regiões do Estado, permitindo o monitoramento pelas câmeras do programa Vigia Mais MT durante todo o atendimento da ocorrência.
Para utilizar essa tecnologia, é necessário o cadastro no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp). Inicialmente, as associações, sindicatos e outras organizações das categorias são as responsáveis pelo cadastramento dos profissionais de transporte.
“Os motoristas terão contato direto com a polícia, sem intermediários. Ele aciona a força policial e seu alerta ou pedido de socorro cai no Ciosp. São os próprios operadores da Central da Segurança Pública que vão atendê-los”, explicou o secretário de Segurança Pública, César Roveri, durante o lançamento da iniciativa.
Inédito
Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), O Vigia Mais Motorista não tem custo para o usuário e, para sua implementação, realizou teste piloto com 50 profissionais. Seu uso acontece via aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android, que permite chamadas pelo botão de emergência e chat para comunicação com o operador.
Após o acionamento do botão, o motorista tem cinco segundos para cancelar, em caso de engano. Após esse tempo, uma viatura é acionada para o local.
Outra opção é um botão de pânico semelhante ao utilizado por mulheres vítimas de violência sob proteção judicial e nas escolas da rede estadual de ensino. Além disso, a Sesp irá implementar o comando de voz à plataforma, com cadastramento do usuário e uma palavra-chave individual, que terá a mesma função do botão de emergência.
A Sesp disponibilizou o cadastro online para aderir ao serviço. Os interessados precisam preencher um formulário com dados pessoais e do veículo e assinar um termo de responsabilidade. Somente após esta etapa, os condutores poderão realizar o treinamento e, assim, se tornar aptos a utilizar a ferramenta. Mais informações pelo número (65) 98145-0434.
Roubo de cargas
Levantamento desenvolvido pelo Centro de Inteligência da Overhaul, empresa de software de gerenciamento de riscos para a cadeia de suprimentos, o Brasil registrou mais de 17 mil roubos de cargas em 2023. O número representa um aumento de 4,8% em relação a 2022. O Sudeste é responsável por 76% de todas as ocorrências, sendo São Paulo e Rio de Janeiro respondendo por 70% dos casos.