Altos e baixos no TRC
A- A A+Em meio a um cenário ainda conturbado por conta da pandemia da Covid-19, o transporte brasileiro vem conquistando resultados importantes, que, somados, contribuem para uma maior fluidez do setor. Nesta edição, a Entrevias elenca alguns deles: a proibição de radares escondidos, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran); a permissão para a renovação da licença de transporte internacional de cargas mesmo que haja pendências no exterior; a possibilidade de pagar multas com descontos de até 40% por meio do aplicativo SNE; e o avanço na implantação do Corredor Bioceânico, que vai ligar o Brasil aos portos do Norte chileno.
Em Minas Gerais, a vitória contundente da diretoria do Sindicato dos Cegonheiros (Sintrauto/MG) – que disputava a reeleição – também foi celebrada pela categoria, considerada uma das mais importantes e organizadas do transporte rodoviário de cargas no país.
Seguindo na contramão dessas conquistas, algumas “soluções” acabaram se tornando um novo problema. É o caso de uma trincheira construída sob a linha férrea em Rolândia (PR). A proposta era melhorar o tráfego local, já que não seria mais preciso aguardar a passagem dos trens. No entanto, a estrutura foi reprovada nos testes depois de ser constatado que veículos pesados não conseguiriam passar por ela em segurança – sem subir na calçada ou derrubar placas, por exemplo.
Outro entrave mostrado nesta edição diz respeito à criação de um ponto de parada e descanso às margens da BR-040, na altura de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte. A burocracia excessiva e o desencontro de informações vêm impossibilitando o avanço do projeto do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Minas Gerais (Sinditac-MG), que já detém o terreno e o planejamento do empreendimento.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.