Aproveite as oportunidades e qualifique-se

Sest/Senat começa a elaborar calendário de palestras para este ano. Além das vagas oferecidas em cada unidade, serviço participa do Pronatec

Formação / 31 de Março de 2014 / 0 Comentários

Aulas e palestras para o setor de transporte estão programadas até o fim do ano

A- A A+

O ano promete ser de muito trabalho e qualificação para o setor de transporte. O Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) divulgou os temas das palestras que serão ministradas em 2014 para os trabalhadores. Os assuntos são sempre voltados para saúde, qualidade de vida e desenvolvimento profissional.

A meta para este ano é levar 485 mil pessoas para as palestras. Dez temas principais serão levados a debate: medos e fobias, direitos humanos nas estradas, os perigos da internet, bem-estar social, atendimento a pessoa com restrição de mobilidade, novas tecnologias para o setor de transporte, empreendedorismo no transporte, manutenção preventiva e gestão de pneus, cuidados para o motofretista e atendimento ao turista.

Segundo informações do Sest/Senat, os usuários são sondados em pesquisas para definir quais serão os assuntos tratados nas palestras. A intenção é que atendam realmente às necessidades do mercado de trabalho no transporte.

O material usado nas palestras já está sendo finalizado e será enviado às unidades. São cartilhas com as principais informações abordadas nos encontros entregues aos participantes para levar para casa e com isso serem acessadas também por familiares. As empresas de transporte que queiram inscrever
seus funcionários nas palestras ou participar do projeto devem ligar para o Sest/ Senat, no telefone 0800 728 2891.

PRONATEC

Quem estiver interessado em uma vaga no Programa Nacional de Acesso a Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deve ficar atento às oportunidades oferecidas no Sest/Senat. Só neste primeiro semestre serão 80 mil vagas ofertadas no país. A qualificação profissional é gratuita. Entre 2012 e 2013, o Sest/Senat qualificou 73,4 mil jovens para o mercado de trabalho por meio do Pronatec.

Em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, segundo informações do Sest/Senat, foram ofertadas 540 vagas no ano passado e a meta agora é dobrar esse número. A Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social informou que no Estado o setor privado reconhece a importância da qualificação e absorve a mão de obra formada. Foram ofertados cursos de recursos humanos e mecânica de motores a diesel, por exemplo. Nos dois, segundo a secretaria, toda a turma formada saiu
empregada.

Os cursos oferecidos estão de acordo com a demanda de cada unidade do Sest/Senat no país. Para participar do Pronatec, é preciso entrar em contato com a prefeitura e os governos estaduais, já que são eles que gerenciam as vagas. Os participantes recebem um kit com uniforme, material didático e escolar. Eles também têm acesso a auxílio-transporte e auxílio-alimentação.

Os cursos têm duração mínima de 160 horas/aula. O primeiro módulo é comum a todas as formações e abrange noções de atendimento, informática, português, matemática, postura no ambiente de trabalho, respeito ao meio ambiente e relações interpessoais. Depois os módulos se tornam específicos
para cada área de conhecimento.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.