Banco do Brasil lança linha de crédito para caminhoneiros
Iniciativa, chamada de Antecipa Frete, é semelhante à que foi inaugurada pela Caixa em fevereiro; no BB, porém, as taxas de juros são a partir de 1,79% ao mês
A- A A+Os caminhoneiros já podem contar com uma nova linha de crédito do Banco do Brasil (BB) com juros reduzidos. A instituição financeira lançou, no início de abril, um serviço de antecipação de frete para transportadores: a Antecipa Frete. A iniciativa é semelhante à lançada pela Caixa Econômica Federal há dois meses. No caso do BB, os juros cobrados são a partir de 1,79% ao mês, com a taxa final sendo definida conforme o perfil do tomador.
Funciona assim: a empresa conveniada ao banco cadastra no sistema o pagamento dos fretes futuros. Dessa forma, os recursos ficam automaticamente à disposição dos caminhoneiros, que podem antecipar, a qualquer momento, o recebimento do frete mediante o pagamento de juros. Segundo o presidente do BB, Fausto de Andrade Ribeiro, a instituição tem mais de 2.500 empresas de transporte que são correntistas e mais de 132 mil caminhoneiros autônomos como clientes.
“Considerando a renda média deles, estamos falando de um potencial de quase R$ 8 bilhões por ano em fretes antecipados. E o Banco do Brasil está de braços abertos para receber todos os caminhoneiros e empresas do segmento para abrir as contas”, declarou Ribeiro durante o evento de lançamento.
Também presente na solenidade, o presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu aos caminhoneiros, que, segundo ele, estão sofrendo com o preço alto dos combustíveis. “Gostaria de agradecer, parabenizar a todos que trabalharam nesse BB Antecipa Frete, que passa para [juros de] menos de 2% ao mês. Em qualquer posto, você paga 10% hoje em dia para antecipar o frete. É uma agiotagem moderna que vai deixar de existir a partir de agora”, declarou.
Mecanismos
De acordo com o BB, a contratação de crédito por transportadores autônomos pode ser feita de forma fácil e totalmente digital por meio do aplicativo do BB para celular ou BB Digital PJ. A linha permite aos caminhoneiros correntistas da instituição financeira anteciparem o valor dos fretes da seguinte forma: fretes com pagamento programado para os próximos 120 dias; taxas de juros a partir de 1,79% ao mês, conforme perfil do cliente; necessidade de convênio com a transportadora/embarcadora (pessoa jurídica), já que o crédito concedido aos caminhoneiros aproveita o relacionamento existente com essas entidades.
“Como a antecipação envolve os fretes já contratados, cujo direito será cedido ao banco, a sua liquidação é realizada pela própria empresa”, informa a instituição. “Como um dos principais agentes do desenvolvimento econômico e social do país, o BB apoia o segmento de transportes e, com ele, também o agronegócio, a infraestrutura, as micro e pequenas empresas e o comércio exterior, atuando de forma responsável, por meio da geração e sustentação de trabalho e renda”, conclui o banco. (Com a Agência Brasil)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.