BR-364/365 é entregue à Ecovias do Cerrado
ANTT e a nova concessionária assinaram o contrato de concessão de um trecho da rodovia entre Goiás e o Triângulo Mineiro
A- A A+O contrato de concessão de um trecho de 437 km da BR-364/365 foi assinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela concessionária Ecovias do Cerrado durante uma solenidade realizada em Brasília (DF) em dezembro último. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o diretor-geral da ANTT, Mario Rodrigues Junior, participaram do evento.
A extensão concedida à iniciativa privada compreende cinco municípios de Goiás (Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Jataí, Paranaiguara e São Simão) e outros seis de Minas Gerais (Santa Vitória, Gurinhatã, Ituiutuba, Canópolis, Monte Alegre de Minas e Uberlândia). O trecho fica entre o entroncamento com a BR-060 (em Jataí-GO) e o entroncamento com a LMG-749 (no contorno Oeste de Uberlândia, no Triângulo Mineiro).
O leilão da BR-364/365 foi vencido pela EcoRodovias Concessões e Serviços S.A., em 27 de setembro do ano passado, com uma tarifa básica de pedágio de R$ 4,69, o que representou um deságio de 33,14% em relação à tarifa-teto estipulada no edital (de R$ 7,02), conforme foi mostrado pela Entrevias em edições anteriores. Esse foi o primeiro pregão rodoviário realizado na gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
“É um resultado que nos deixa extremamente otimistas. Mais um sucesso. A gente percebe que o programa está em pleno curso, que estamos conseguindo cumprir os cronogramas e fazer tudo conforme estava planejado”, afirmou Freitas na época.
Concessão em números
De acordo com a ANTT, estão previstos investimentos de R$ 4,59 bilhões na BR-364/365, sendo R$ R$ 2,06 bilhões destinados a melhorias e a intervenções constantes no Programa de Exploração da Rodovia (PER), e R$ 2,53 bilhões a custos operacionais. A estimativa é que a concessão do trecho gere aproximadamente 3.600 empregos diretos e indiretos, além de melhoria do nível do serviço ofertado, maior fluidez e confiabilidade do usuário que trafega pela rodovia.
O contrato assinado entre a agência reguladora do setor e a Ecovias do Cerrado estabelece a criação de sete praças de pedágio ao todo: quatro no Estado mineiro (Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba e Santa Vitória) e três em território goiano (Paranaiguara, Cachoeira Alta e Jataí).
Intervenções
O PER prevê a realização de várias obras no trecho concedido. As principais delas são 44,2 km de duplicação, a implantação de 134,3 km de faixas adicionais e de melhorias como vias marginais (19,4 km), acostamentos (87,8 km), entre outras, de forma a atender as condições de segurança e de trafegabilidade para o usuário.
Segundo a ANTT, o programa também trata da trombeta de Xapetuba e da complementação das obras do Trevão (entroncamento da BR-365 com a BR-153, ambas em Minas Gerais), que deverão ser entregues no primeiro e no segundo anos da concessão, respectivamente.
Das nove bases operacionais que serão instaladas, três terão atendimento aos usuários, que contarão com nove ambulâncias, seis guinchos, dois caminhões-pipa e dois caminhões para apreensão de animais.
Como de praxe nesses contratos, a agência também poderá solicitar a execução de outras obras durante o período contratual (que é de 30 anos) caso as julgue necessárias.
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