BR-381 em expansão
Mais um trecho duplicado foi liberado em Nova União, na região Central de Minas Gerais. Previsão é que 11 lotes da ‘rodovia da morte’ sejam ampliados no Estado.
A- A A+Mais 7 km de pista duplicada foram liberados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na BR-381 em Nova União, na região Central de Minas Gerais, no início de agosto último. De janeiro para cá, as obras de duplicação contemplaram 28 km da rodovia, que se somaram a outros 7 km duplicados no ano passado.
Segundo o Dnit, com a conclusão dos trabalhos recentes, mais da metade das intervenções previstas para o lote foi concluída e aberta ao tráfego – 22 km de um total de 37,5 km. Também foram finalizadas 11 obras de arte especiais no mesmo trecho: seis pontes, dois viadutos e três passarelas para travessia de pedestres, conforme informado pelo departamento.
“As obras de duplicação e modernização da BR-381/MG, que incluem a diminuição do raio de algumas curvas ou a eliminação delas, vão aumentar a segurança dos usuários da rodovia e contribuir para o desenvolvimento da economia da região”, destacou o diretor-geral do Dnit, general Santos Filho.
PLANEJAMENTO
Dos 11 lotes das obras de duplicação previstas para a BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, quatro são de responsabilidade da autarquia do governo federal. Os lotes 3.2 e 3.3 já estão concluídos. Já o 3.1 teve 12,7 km contínuos duplicados até o momento (de um total de 28,6 km), incluindo os túneis Antônio Dias e Prainha.
Nos outros sete lotes da rodovia, a expansão das pistas será feita por meio do programa de concessão da União, desenvolvido pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra).
“A obra da BR-381/MG é uma prioridade do governo do presidente Jair Bolsonaro [sem partido]. Uma obra complexa que, quando concluída, irá beneficiar toda a população. Essa duplicação vai diminuir o número de acidentes, além de favorecer o Vale do Aço e as regiões produtoras”, disse o titular do Minfra, Tarcísio Gomes de Freitas, referindo-se àquela que é conhecida como “rodovia da morte” no Estado.
A BR-381 passa por cidades mineiras de grande relevância econômica, como Governador Valadares, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e João Monlevade. De acordo com o Dnit, além de melhorar o acesso a elas e conferir mais segurança, a duplicação da via vai facilitar o acesso ao complexo portuário de Tubarão (ES) e, consequentemente, o fluxo de importação/exportação.
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