Carbono calculado
Empresas lançam ferramenta para calcular emissão de CO2 no meio ambiente pelos caminhões a cada viagem
A- A A+Muito se fala em crédito de carbono e cálculo das emissões no meio ambiente, mas como se calcula? Como dá para saber quanto se está economizando ou poluindo? Recentemente, duas empresas lançaram a plataforma Siga Verde, que é o primeiro contador de CO2 para os transportadores.
Segundo Andrei Teo, CEO da Raster, empresa especializada em gerenciamento de riscos e logística, a ferramenta permite que uma empresa de transporte seja mais sustentável e de acordo com a sociedade atual. “Adotar boas práticas para um transporte mais sustentável significa ter acesso a mais oportunidades, como, por exemplo, redução de custos, aumento na oferta de crédito, crescimento de credibilidade, entre outras”, afirmou.
Para se fazer o cálculo, segundo Andrei, e se conseguir determinar com precisão a emissão de CO2, é preciso considerar o porte do caminhão, a distância percorrida, a potência do veículo, o peso da carga e as condições da estrada. “A partir do resultado, é possível quantificar, por exemplo, a equivalência das emissões, que poderão ser compensadas diretamente na plataforma ou por meio de parceiros da própria empresa”, explicou.
Conrado Bertoluzzi, CEO da ViaGreen, instituto de pesquisa e desenvolvimento de projetos sustentáveis e parceira da Raster no projeto, disse que a solução vai proporcionar uma gestão ambiental para as empresas de forma simplificada, além da conscientização sobre o tema.
Segundo os especialistas, os cálculos do SigaVerde estão de acordo com os termos da Global Logistics Emissions Council (GLEC), que é uma metodologia de neutralização da emissão usada pela cadeia logística na América Latina. O SigaVerde tem três dimensões a partir das medições: uma para o transportador medindo por viagem; outra com dados mais consolidados para o embarcador; e uma terceira focada na gestão da emissão de CO2.
Como começar
As questões ambientais são hoje grande preocupação para empresas e sociedade. Para quem é caminhoneiro, é importante se inteirar dessa pauta e dos impactos ambientais causados pelos caminhões a fim de reduzi-los.
Mas quem está na estrada precisa entender que os impactos não ocorrem só durante as viagens. Eles já começam na produção. Segundo informações do blog SigaVerde, os processos envolvem produção de lixo e esgoto. Quando chegam à estrada, os caminhões começam a funcionar por diesel, que é o combustível mais poluente. Na combustão, são emitidos na atmosfera fuligens, monóxido de carbono e hidrocarbonetos.
Entre as medidas para se ter um transporte mais sustentável e menos poluente está o uso de combustível de qualidade. Combustíveis de procedência podem aumentar seu rendimento e sua durabilidade, além de reduzir a emissão de gases poluentes.
Fazer a manutenção preventiva com regularidade é outra atitude relevante. Quanto melhor a performance do caminhão, menor é o gasto desnecessário de combustível.
Carbono Zero
Carbono Zero é uma política implementada no mundo para neutralizar a emissão de gases do efeito estufa por parte das empresas. Funciona como uma balança, ou seja, se uma empresa queima uma quantidade x de toneladas de CO2 para fazer um determinado produto ou serviço, ela deve neutralizar a mesma quantidade de gases em outra operação para não haver desequilíbrio.
O conceito nasceu no Protocolo de Kyoto, em 1997. Na época, as nações presentes assinaram um acordo para reduzir em 5% as emissões de gases do efeito estufa até 2012. Em 2011, a Conferência do Clima atualizou o pacto, elevando a meta para até 40% até 2020.
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