Cenário dramático
A- A A+O TRC chega ao fim de mais um ano com uma carga pesada de desafios mal resolvidos e acumulados para 2020. A precariedade das rodovias brasileiras – tema recorrente na Entrevias –, as incertezas em relação à tabela do frete mínimo e as variações no preço do diesel são alguns dos percalços encontrados pelo caminho até aqui e que prometem seguir viagem rumo ao novo ano.
A boa notícia mostrada na última matéria de capa de 2019 é que, apesar de todas as adversidades enfrentadas pelo setor, os caminhões são uma minoria nas estatísticas de acidentes nas estradas brasileiras, aparecendo em cerca de 20% das ocorrências, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Por outro lado, especialistas confirmam que os motoristas profissionais são os que mais se expõem ao perigo por passarem tanto tempo percorrendo vias em condições ruins. A situação seria menos tenebrosa se houvesse políticas públicas realmente dedicadas a melhorar o cenário em vez de os governos visarem apenas à arrecadação. No âmbito local, por exemplo, medidas simples adotadas por entidades representativas de classe já mostraram grandes resultados. Essa não é a primeira vez que concluímos um ano denunciando problemas rodoviários no país, e, possivelmente, não será a última, mas precisamos acreditar – e cobrar, acima de tudo – que as soluções vão, enfim, entrar na rota do planejamento e da execução.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.