Checape de 
ponta a ponta

Dnit realiza mapeamento das condições das rodovias federais 
com a utilização de um dispositivo inovador de origem australiana

Tecnologia / 05 de Junho de 2023 / 0 Comentários

No fim de janeiro último, uma tecnologia inovadora de serviço técnico especializado para caracterização de pavimentos rodoviários começou a ser utilizada com exclusividade pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit): a metodologia I

A- A A+

No fim de janeiro último, uma tecnologia inovadora de serviço técnico especializado para caracterização de pavimentos rodoviários começou a ser utilizada com exclusividade pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit): a metodologia Intelligent Pavement Assessment Vehicle (iPAVe), com veículo TSD (do inglês Traffic Speed Deflectometer).

Trata-se do primeiro sistema de avaliação de condição da superfície e da sub-superfície totalmente integrado capaz de fornecer dados funcionais e estruturais na velocidade operacional da via. É o oposto do que vinha ocorrendo nas décadas anteriores, quando a análise da condição estrutural das vias era feita por dispositivos estacionários ou em movimento lento, gerando situações de perigo no tráfego.

Desde o início deste ano, o iPAVe está percorrendo diversos municípios brasileiros, incluindo os mineiros Patos de Minas, Montes Claros, Itaobim, Governador Valadares, Leopoldina e Juiz de Fora. Segundo o Dnit, com esse sistema, os dados de deflectometria Ð desvios de forma de uma superfície - são obtidos de maneira contínua, aumentando de modo substancial o nível de informação e, consequentemente, a capacidade de entender com mais precisão a condição do pavimento.

O componente-chave da metodologia é o TSD, um dispositivo habilitado para escanear a capacidade de carga de uma rede rodoviária em velocidade de tráfego, minimizando o uso de equipamentos tradicionais estacionários ou de baixa velocidade, aumentando a produtividade e diminuindo os riscos de acidentes. “O TSD possui feixes de lasers Doplers que permitem obter a velocidade da deflexão do pavimento, oportunizando obter a curvatura gerada pelo eixo do veículo”, explicou o departamento.

A primeira apresentação do equipamento, fabricado na Austrália, foi feita em Cruz das Almas (BA), destino alcançado após ele sair do pátio da alfândega do porto de Santos (SP). No total, 13 mil km de rodovias federais sob a jurisdição da autarquia serão contemplados por esse levantamento. A partir dos resultados, será possível obter uma amostra representativa em diferentes climas e condições geológicas para que sejam feitas comparações com informações já registradas no banco de dados do Dnit.

Comparação:

Atualmente, os levantamentos do departamento são feitos por meio de equipamentos especiais em ambiente sujeitos a condições adversas com a utilização do Veículo de Diagnósticos de Rodovias (VDR), capaz de obter o levantamento de irregularidade longitudinal (IRI), o registro em vídeo e o Levantamento Visual Contínuo de Defeitos (LVC). “O IRI mede as irregularidades do pavimento, que causam desconforto aos motoristas, enquanto o registro em vídeo documenta a situação de uma rodovia em momento específico do tempo”, detalha a autarquia.

Uma das finalidades desses registros é o cadastro de defeitos do pavimento, realizado pelo LVC. Já o equipamento utilizado na avaliação estrutural do pavimento é o FWD (ou Falling Weight Deflectometer). As leituras são realizadas a cada 200 me, de forma alternada, com o carro parado na rodovia, exigindo uma série de ações de segurança como adoção de veículos batedores e sinalização ostensiva.
 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.