Compromisso com o meio ambiente
Fetcemg premia transportadoras que monitoram a emissão de poluentes em suas frotas
A- A A+A 13ª edição do Melhor Ar – Prêmio Fetcemg de Qualidade do Ar foi realizada em um clima de celebração pelo sucesso da premiação, que recebeu recorde de inscrições, e pelo número de empresas que conquistaram a honraria. O evento aconteceu de forma híbrida e em duas etapas, pela manhã e à tarde, na sede da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), em 12 de novembro.
Pela manhã, a cerimônia foi comandada pelo vice-presidente da entidade, Gladstone Lobato, que preside o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg). À tarde, foi a vez de o presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa, conduzir a premiação. O evento também contou com a participação on-line do diretor-executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista. Compuseram a mesa a coordenadora do Programa Despoluir para o Transporte Rodoviário de Cargas em Minas Gerais, Amália Pedrosa, e os gerentes do Setcemg, Renato Marques, e do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Centro Oeste Mineiro (Setcom), Gabrielle Fonseca.
Pedrosa fez uma breve abertura parabenizando as empresas ganhadoras e a equipe do Programa Despoluir pelo seu empenho e sua dedicação. Ele lembrou que a CNT foi visionária ao criar a iniciativa há 14 anos. “Hoje, é muito claro o apelo ambiental. As empresas estão atentas e incorporando práticas sustentáveis. No entanto, naquele tempo, ainda não havia essa demanda. Por isso, parabenizamos a CNT”, disse.
Lobato falou sobre a importância da premiação e ressaltou que a adesão ao Melhor Ar tem sido cada vez maior. “Orgulhamo-nos muito de ser a primeira federação do país a criar um prêmio com essa magnitude. Podemos dizer que em Minas Gerais o setor já tem uma cultura de sustentabilidade econômica e ambiental. Exemplo disso é o número crescente de adesão ao Programa Despoluir e ao prêmio, que bateu recorde de inscrições. Gostaria de parabenizar as empresas vencedoras e seus colaboradores, que estimulam e defendem um transporte limpo, eficiente e sustentável. Agradeço também ao nosso pessoal da equipe do Despoluir pela dedicação e competência com que realizam o seu trabalho”, afirmou.
Já Batista elogiou a seriedade do trabalho da Fetcemg, que, ao longo dos anos, vem aprimorando o seu desempenho nas aferições veiculares e na aprovação da frota no Estado. Segundo ele, de 2017 a 2021, foram atendidas 1.078 empresas em Minas Gerais, totalizando 81.815 aferições, sendo 26.943 veículos vistoriados e uma aprovação de 90,30%, um dos melhores desempenhos entre as federações do país.
Premiação
O Melhor Ar foi criado para homenagear e incentivar as empresas que se preocupam com o meio ambiente e monitoram a emissão de poluentes em suas frotas. Na última edição, as companhias de transporte rodoviário de cargas foram premiadas em duas categorias: Ouro e Prata. A primeira foi voltada para as transportadoras com mais de 20 veículos, com 85% da frota aferida e resultado aprovado em, no mínimo, 90%, ou organizações que possuem entre cinco e 20 veículos, com frota 100% aferida e também resultado mínimo de 90%. Já a categoria prata foi destinada a empresas com mais de 20 veículos, com 65% da frota aferida e aprovação de ao menos 90%, ou de cinco a 20 veículos, mínimo de 80% da frota aferida e também resultado a partir de 90%.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.