Conectando a carga ao transportador

Caminhoneiros e empresas podem acessar, pelo smartphone, oportunidades de fretes

Tecnologia / 24 de Setembro de 2014 / 0 Comentários
A- A A+

O TruckPad é o primeiro aplicativo desenvolvido para caminhoneiros e empresas de transporte, disponibilizando em smartphones um amplo mercado em que cargas são oferecidas. Atualmente, a tecnologia conta com mais de cinco mil profissionais do transporte
ativados on-line e com mais 500 empresas contratantes.

Diariamente são enviadas mais de 2,5 mil ofertas de cargas aos caminhoneiros. Os valores totais de fretes lançados no sistema somam R$ 45 milhões ao mês. Além disso, o aplicativo possui média de 100 mil visualizações por mês, 96% dos acessos são recorrentes e mais de 80% acessam o TruckPad mais de uma vez ao dia.

“Tenho mais de 30 anos de experiência no setor de transporte e logística e, em 2011, observando as dificuldades dos caminhoneiros em adquirir cargas e como o processo de
oferta de cargas ainda era rudimentar, tive a ideia de criar um aplicativo que otimizasse o processo de transporte de cargas e que, por co nsequência, modernizasse e aumentasse a eficiência desse setor”, diz Carlos Mira, CEO e fundador do TruckPad.

CARGAS ON-LINE

Com esse desafio em mente, a primeira versão do aplicativo foi lançada em setembro de 2013, sendo o primeiro app que liga o caminhoneiro à carga. De forma gratuita, empresas e profissionais do transporte podem utilizar os serviços. Ao realizar o cadastro no site www.truckpad. com.brou pelo aplicativo TruckPad, disponível na Google Play, o usuário começa a
receber as ofertas de carga e escolhe a de seu interesse. Pode, ainda, entrar no sítio, colocar a origem e destino, o tipo da carga e as características do caminhão que precisa. No mesmo momento, aparecerá, em um mapa, a localização dos caminhoneiros que podem fazer o frete. Então, a empresa envia a oferta de frete e, por meio de um chat, acerta com o caminhoneiro o serviço. 

Outras funcionalidades do sistema são possibilitar conversas com os amigos da estrada, compartilhar sua localização com o cliente e os familiares e acompanhar as notícias do trajeto que vai percorrer. Para as empresas, o aplicativo garante maior assertividade em suas contratações e melhor logística no transporte de seus produtos.

 “Tive a ideia de criar um aplicativo que otimizasse o processo de transporte de cargas e que, por consequência, modernizasse e aumentasse a eficiência desse setor ”
Carlos Mira, CEO e fundador do TruckPad

 

 

PERSPECTIVAS

O fundador da tecnologia ressalta que o TruckPad é apenas o início de um projeto mais amplo. “A expectativa é de que, até o fim do ano, possamos dobrar os números e que, cada vez mais, atendamos todas as necessidades dos profissionais de transporte, sejameles empresas ou caminhoneiros. Uma delas é potencializar o frete retorno, visto que, atualmente, 40% dos caminhões rodam vazio, sem transportar carga, pois os caminhoneiros fazem a entrega e não conseguem frete para voltar.”

Neste ano, o TruckPad foi selecionado e é uma das startups aceleradas pelo programa Abril Plug and Play. Em outubro, a equipe responsável pela tecnologia irá ao Vale do Silício para participar de rodadas de negócios.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.