Conhecimento que gera resultados

Programa de formação de motoristas implementado pela Sada apresenta benefícios para toda a cadeia do transporte rodoviário de cargas

Formação / 23 de Outubro de 2014 / 0 Comentários

Por meio de vídeos, motoristas atualizam conhecimentos e aprimoram o atendimento e a prestação do serviço

A- A A+

Redução de 55% no número de acidentes neste ano, motoristas seguros e bem informados das suas atribuições, veículos com manutenção em dia, carga devidamente acomodada e mais segurança nas estradas. Esses são al­guns resultados alcançados pelo programa de treinamento implementado há cerca de dois anos pela Sada Transportes.

A empresa, confiando no potencial de seu corpo técnico, apostou em uma série de formações para seus colaboradores motoris­tas realizadas pelos colegas de trabalho de outros setores, como a área da Qualidade.

Juntos, formaram um programa estrutu­rado em treinamentos desde a conferência do caminhão e da carga no pátio até a entre­ga às concessionárias. “Esse é o diferencial do projeto, pois aborda toda a trajetória do motorista, contemplando sobretudo aspec­tos referentes à sua segurança, dos veículos transportados, do próprio caminhão e da so­ciedade ”, apresenta o gerente operacional da empresa, Pedro Teodoro da Silva Filho.

Para isso, os 1.123 motoristas participam de palestras, atividades práticas e lúdicas, com vídeos e outros recursos e, para possi­bilitar a presença de todos, foi montada uma carga horária compatível com o dia a dia.

SEGURANÇA

Todo o conteúdo está alinhado aos processos da montadora dos carros e das concessionárias, e as atividades estão es­truturadas nos principais pilares de atuação do motorista como mecânica, segurança e relacionamento com parceiros.

Na primeira diretriz, um projeto já foi concluído. Em todos os caminhões, foi substituído o sistema de chave de manivela por cavaquinha de segurança ou sistema hidráulico. Análises identificaram que o an­tigo equipamento poderia causar acidentes e, nesse sentido, a Sada mobilizou os mo­toristas para trocarem a peça.

Outra ação de olho na segurança, im­plementada pela Sada, foi a mudança das chamadas. A empresa resolveu fazer so­mente uma ao dia, para que os trabalhado­res não fiquem cansados e ansiosos, e tam­bém potencializou a realização de exames médicos, que agora são mais frequentes.

A gestão da velocidade é outra medida fundamental para a garantia da seguran­ça. O Sindicato dos Cegonheiros de Minas 

Gerais e associações do setor realizaram ações internas, junto aos sindicalizados e associados, para conscientizar a importância do controle da velocidade máxima dos cami­nhões. Essa iniciativa visa reduzir acidentes, preservar a saúde dos motoristas, garantir a excelência na prestação do serviço e a segu­rança de todos. Ainda no quesito segurança, a empresa aposta na ajuda dos parceiros para prevenção e redução de acidentes.

APROVADO

Para o gerente operacional da Sada, os resultados profícuos são fruto da par­ceria com as instituições e da adesão dos motoristas. “Eles são o nosso bem, res­ponsáveis pelo desenvolvimento do país. Por isso, temos sempre de promover ações para garantir a sua segurança, a saúde e condições dignas de trabalho. É impres­sionante como se conscientizaram da im­portância de sua atuação e da formação continuada”, reconhece.

O motorista Jadir Luciano Carvalho Do­mingos, que está na Sada desde 1992, apro­va os treinamentos. Ele destaca o conteúdo que está sendo trabalhado atualmente: o entendimento e o preenchimento correto do documento apresentado à concessionária no momento do descarregamento – conhe­cido “Schedas” – e a busca da redução no índice de avarias de transportes.

“É muito importante conhecer profun­damente todas as nossas tarefas e ter mui­ta atenção aos procedimentos, pois assim melhoramos o nosso diálogo e o nosso re­lacionamento com as concessionárias. Para isso, temos que fazer a nossa parte, ou seja, realmente colocar em prática o aprendiza­do”, enfatiza o profissional.

O presidente do Sindicato dos Cego­nheiros, Carlos Roesel, pontua que o setor de transportes enfrenta enormes desafios e, nesse sentido, “a qualificação do motorista – peça fundamental junto a nossa ferramen­ta de trabalho – é um dos meios para supe­rar os desafios. Hoje, nossos profissionais da estrada podem contar com equipamentos de ponta. Por isso, devemos sempre nos ajus­tar a novas tecnologias, que são capazes de promover a segurança e o conforto de nos­sos motoristas, além de minimizarem nossas despesas e auferirem melhores resultados”.

Ele ressalta que o sindicato, junto com as empresas do setor, buscam essa profis­sionalização. “Não haverá espaço para os que não se adequarem a essa realidade. Para tanto, estamos dando a oportunidade para todos e tenho certeza de que o conhe­cimento contribui para a vida do motorista e para a sua relação com um dos transpor­tes mais importantes para o progresso de nosso país ”, conclui Roesel.

“Esse é o diferencial do projeto, pois aborda toda a trajetória do motorista, contemplando sobretudo aspectos referentes à sua segurança, dos veículos transportados, do próprio caminhão e da sociedade”

Pedro Teodoro da Silva Filho,gerente operacional da Sada

“Não haverá espaço para os que não se adequarem a essa realidade. Para tanto, estamos dando a oportunidade para todos e tenho certeza de que o conhecimento contribui para a vida do motorista e para a sua relação com um dos transportes mais importantes para o progresso de nosso país”

Carlos Roesel, presidente do Sindicato dos Cegonheiros de Minas Gerais (Sintrauto) 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.