Corpo a corpo com o Legislativo
Diretores da Fenacat visitam representantes da Câmara e do Senado para solicitar apoio no andamento dos projetos
Os trabalhos estão a todo vapor na Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e TransportadoresÊ(Fenacat). Há dois meses, diretores se reúnem com representantes do Congresso Nacional para solicitar apoio no andamento dos principais projetos de le
Os trabalhos estão a todo vapor na Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e TransportadoresÊ(Fenacat). Há dois meses, diretores se reúnem com representantes do Congresso Nacional para solicitar apoio no andamento dos principais projetos de lei (PL).
Um deles é o PL 4844/12, do deputado federal Diego Andrade (PSD/MG), que tramita na Câmara dos Deputados e propõe a alteração do artigo 53 do Código Civil para permitir aos transportadores de pessoas ou cargas organizarem-se em associação de direitos e obrigações recíprocas para criar fundo próprio, desde que seus recursos sejam destinados exclusivamente à prevenção e à reparação de danos ocasionados aos seus veículos por furto, acidente, incêndio, entre outros.
“Atualmente, o projeto de lei está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e cumpriu o prazo para as emendas. Como não foram apresentadas, falamos com o assessor do relator, deputado federal Covatti Filho (PP/RS), que nos informou que irá apresentar parecer para votação ainda no mês de setembro”, contextualiza o presidente da Fenacat, Luiz Carlos Neves.
Após aprovado na CCJ, Luiz explica que o PL será enviado para o Senado Federal, sendo apensado ao Projeto de Lei 1070/2023, do senador Paulo Paim (PT/RS). Essa matéria tem o mesmo teor da Câmara, mas também descreve o cancelamento de autos de infração emitidos até a data de publicação, pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), contra as associações de caminhoneiros e cooperativas de transportadores de pessoas ou cargas.
O presidente da Fenacat diz que o prazo regimental para apresentação de emendas do projeto também já encerrou e que não foram apresentadas propostas. “Reunimos com o assessor do relator, senador Jaime Bagattoli (PL/RO), e tivemos a informação de que o parecer está em construção. Aguarda o retorno do parlamentar que está de licença médica devido a uma cirurgia.”
Audiência pública
Ainda em setembro, está prevista a audiência pública proposta pelo senador Paulo Paim em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Infraestrutura, ambas do Senado, para debater o Projeto de Lei 1070/2023.
“Estamos verificando a possibilidade de incluirmos na composição da mesa um representante de associação para mostrar o trabalho que é realizado.
Além dessa representação, é fundamental contar com a participação de todos os associados da Fenacat para mostrar nossa força. Oportunamente, vamos divulgar nos canais de comunicação todas as informações da audiência. Vamos mobilizar nosso setor!”, espera Luiz.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.