Cuidado com os freios
Pesquisa do programa Caminhão 100% mostra que 37% dos veículos têm problemas nos itens básicos de segurança
A- A A+Um levantamento feito pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), do programa Caminhão 100%, identificou um dado alarmante. Dos mais de 2 mil veículos avaliados nas estradas, 37% ou 740 apresentaram problemas no sistema de freios.
Ainda foram constatados outros problemas também ligados aos freios e vazamento no motor, com 25% do total de caminhões inspecionados. Para o coordenador do GMA, Elias Mufarej, a ação é importante para conscientização dos motoristas quanto ao cuidado que devem ter com a manutenção do veículo. “Especialmente com os itens de segurança, como os freios”, ressalta.
O programa Caminhão 100% é um movimento que incentiva a prática de manutenção preventiva nos veículos visando à redução de acidentes no trânsito. O trabalho surgiu a partir de uma pesquisa feita em 2002 contratada por entidades sindicais e associações sobre as causas de acidentes não só com caminhões, mas também envolvendo motos e carros. O resultado mostrou que o fator humano tem peso importante em 100% das batidas, o fator via/meio ambiente a 37% e o fator veículo, a 27%.
No levantamento feito recentemente, foram identificados problemas nos cubos das rodas em 20% dos caminhões avaliados e 5% tinham nível de emissão de poluentes acima do limite. Os veículos que passaram por checape trafegavam nas rodovias Presidente Dutra e Castello Branco.
Novas avaliações estão programadas para este ano nas duas rodovias, em parceria com a concessionária CCR. São checados, gratuitamente, componentes da parte mecânica, itens de segurança e emissões de poluentes.
Segundo especialistas, problemas nos itens básicos de segurança provocam falta de estabilidade nos veículos e fazem com que ele não responda com eficiência quando são acionados. O resultado pode ser um acidente.
DICAS
- O programa Caminhão 100% alerta que as revisões periódicas são a melhor forma de manter o veículo sempre em boas condições de uso. Uma dica é ler o manual do fabricante, que tem informações básicas sobre o veículo, e ficar atento a qualquer sinal de que algo não anda bem. Também é importante, segundo o programa, ter uma oficina ou um mecânico de confiança.
- Igualmente importante, segundo recomendações do programa Caminhão 100%, é a procedência e qualidade das peças que adquire ou permite colocar no seu bem. Fugir das falsificações é uma forma de garantir o desempenho, a valorização do veículo e, principalmente, segurança. Manter a manutenção do veículo em dia ainda permite uma boa economia de combustível e redução no nível de emissão de poluentes.
FIQUE ATENTO!
POR QUE FAZER MANUTENÇÃO PREVENTIVA
- Melhoria da segurança no trânsito
- Melhoria da qualidade do ar
- Maior segurança, evitando-se panes inesperadas
- Maior economia de combustível
- Menor despesa
- Mais conforto e tranquilidade
PRÓXIMAS AÇÕES DO PROGRAMA
- 4 e 5 de junho – Rodovia Castello Branco, KM 57 Leste
- 2 5 e 26 de junho – Posto Graal Embaixador (rodovia Presidente Dutra, KM 299 Sul)
MANUTENÇÃO
Qual a adequada para cada parte do seu veículo
1 - Troque as lâmpadas sempre aos pares, para os faróis iluminarem de maneira uniforme. Regule os fachos para permitir visualização sem prejudicar quem trafega no sentido contrário
2 - Inspecione o nível de fluido nos sistemas hidráulicos e drene a água condensada nos reservatórios dos sistemas pneumáticos
3 - Faça a substituição conforme especificações do fabricante
4 - Verifique se há vazamentos, danos, suportes quebrados ou barulhos estranhos. Vazamentos nesse sistema devem ser corrigidos rapidamente
5 - Faça a verificação anualmente, incluindo amortecedores e molas. Inspecione também bandejas e braços danificados, pivôs, buchas, barra estabilizadora e bieletas gastos ou com folga
6 - Inspecione a pressão dos pneus conforme especificação do fabricante e de acordo com a carga transportada
7 - Inspecione sua limpeza, fixação e eventual corrosão. Verifique o sistema elétrico periodicamente,em uma oficina de sua confiança
8 - Verifique o filtro de ar a cada troca de óleo. Se a peça estiver escura, suja, a substituição deve ser realizada. Em veículos que operam em regimes severos, a troca deve ser feitaem períodos mais curtos, para que o veículo mantenha bom desempenho e controle o nível de emissão de poluentes
9 - Inspecione o nível do óleo da caixa de velocidades e possíveis vazamentos
10 - Inspecione vazamentos. Havendo necessidade de completar, use somente fluido recomendado pelo fabricante
11 - Confira o nível do óleo do motor e a quilometragem para saber se está na hora de trocar. Verifique também se há vazamentos. Troque o filtro conforme manual do proprietário
12 - Verifique sempre que abastecer o caminhão, principalmente em meseschuvosos. Para auxiliar, acrescente um pouco de detergente à água para facilitar a limpeza e obter melhor visibilidade
13 - Inspecione o estado das correias e substitua-as conforme especificação do fabricante. A não substituição pode causar graves problemas no motor
14 - Fique atento ao estado dos selos, retentores e juntas. Para cada motor, existe uma especificação certa para garantir o melhor rendimento e a vedação perfeita
15 - Verifique anualmente o sistema ou quando perceber pedal frouxo, dificuldade de engate de marcha, perda de aceleração e barulhos estranhos. Para os câmbios automáticos, siga a orientação do manual e fique atento a anormalidades
16 - Verifique sempre o fluido de direção e só utilize produtos de qualidade e procedência. Se esvaziar com frequência, procure por vazamentos e troque o fluido todo
17 - Quando a borracha der sinais de ressecamento, substitua-a por outra que atenda às especificações do fabricante. O ideal é trocar a cada seis meses
18 - Fique atento às luzes do painel: amarelo representa "alerta", luz vermelha requer ação imediata. Não demore para verificar a indicação e resolver o problema. Isso pode causar danos irreversíveis ao seu veículo
19 - Faça a troca anualmente, ou mais frequentemente, se sentir o ar contaminado, ou se o ar-condicionado não estiver mais esfriando como de costume
20 - Verifique os mecanismos de encaixe. Faça testes dando puxões bruscos para testar a eficiência. Se o cinto apresentar desgaste (fios saindo, cor desbotada), faça a substituição em oficinas especializadas
21 - Mantenha os vidros sempre limpos e, em caso de trinca, procure oficinas especializadas imediatamente. Lembre-se de respeitar o código de trânsito quanto ao uso de películas
22 - Ao menos uma vez por ano, é indicada limpeza e verificação do sistema de climatização. Mais do que conforto, é um item de segurança que promove melhor visibilidade, ao auxiliar no desembaçamento dos vidros
23 - Confira sempre que possível, principalmente antes de viajar, se há triângulo de segurança, estepes em bom estado e calibrados, buzina e extintor de incêndio
Fonte: www.carro100.com.br
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