Cuidado com os pés
Base do corpo precisa de atenção para se evitarem lesões. É preciso manter alongamentos e descanso; calçado adequado ajuda a evitar problemas.
A- A A+Dirigir horas seguidas, caminhar, correr, carregar todo o peso do corpo. Os pés talvez sejam a parte de nossa estrutura corporal que mais sente o cansaço do dia a dia. Por vezes, eles incham, doem e sofrem lesões. Segundo pesquisas, uma pessoa caminha, em média, 100 mil km ao longo da vida.
De acordo com o ortopedista Valdecir Volpato Carneiro, membro da equipe médica da Clínica de Fraturas Hauer, os pés precisam de atenção e cuidado. “Esta parte do corpo precisa ser forte e estável, uma vez que o volume de impactos será constante tanto nas caminhadas quanto nas corridas”, afirma.
Ele explica que quem trabalha todos os dias dirigindo precisa ter cuidados ainda mais específicos e em todo o corpo. Alongamentos, por exemplo, são fundamentais. Ele indica à pessoas trazerem a perna para perto do peito quando estiverem sentadas, uma de cada vez, repetindo o movimento. “Também é possível girar os pés e, trabalhando com as pontas deles, esticá-los, movimentando-os de cima para baixo. Uma dica valiosa é dar uma caminhada ao sair do veículo”, orienta.
Para dirigir, segundo Carneiro, o ideal para os homens é usar tênis esportivo. “É uma das melhores escolhas: confortável, flexível e aderente”, diz. Já para as mulheres, a sapatilha é uma opção. “Esse calçado fixa nos pés e é aderente. O tênis esportivo também é uma opção interessante para a mulher”, afirma.
Tipos de lesões
De acordo com o ortopedista, algumas lesões nos pés e nos tornozelos ocorrem com mais frequência. O joanete é uma delas. De nome científico Halux valgo, é uma saliência óssea que se forma na articulação da base do dedão do pé. “A pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos geralmente causa essa ocorrência”, explica. Os sapatos de pontas estreitas e saltos altos são agravantes.
A fasceíte plantar é outra lesão e caracteriza-se pela inflamação de um tecido chamado “fáscia plantar” na sola do pé que conecta o osso que forma o calcanhar, conhecido como calcâneo, aos dedos. “É a principal causa de dores nos calcanhares, principalmente quando há muita tensão ou o uso excessivo da fáscia plantar”, detalha.
Quem pratica atividades esportivas com frequência já pode ter sofrido entorse de tornozelo. Segundo o médico, é a causa de mais de 85% das lesões no tornozelo. Geralmente, é pequena e sem ruptura de ligamentos. A tendinite, como é popularmente conhecida a tendinopatia, é outra enfermidade comum nos pés. Ela afeta tendões e a estrutura responsável pela força entre músculos e ossos. “Acontece quando há um rompimento do tendão e, em muitos casos, está relacionada ao envelhecimento e ao comprimento vascular”, explica.
Outra lesão destacada por Valcedir é a metatarsalgia. O problema abrange modificações que produzem dores no antepé, região antes dos dedos. A causa mais comum são calos que se fixam no mesmo local. O gelo é um bom aliado para aliviar dores. Além disso, devem-se o local, descansar o pé e evitar a prática de esportes intensos ou até mesmo as caminhadas. O tratamento de todas essas enfermidades precisa ser orientado por um médico especialista.
Inchaço
Quando o motorista identificar inchaço nos pés, é preciso ficar atento a outros problemas associados. Geralmente, isso está relacionado a alterações normais da circulação, o que ocorre quando se fica muito tempo com os pés para baixo, caminhando ou dirigindo, em dias ou regiões de muito calor. Caso esse inchaço seja acompanhado de dor, vermelhidão intensa ou dificuldade para pisar no chão, pode indicar uma entorse, uma infecção ou até mesmo uma trombose.
Para aliviar, é importante ter um momento de descanso para colocar os pés e as pernas acima do nível do coração. Também se pode fazer uma massagem leve desde os pés até o quadril para ajudar o sangue a voltar. Meias de compressão para quem incha mais frequentemente podem ser usadas.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.