De olho no novo rótulo
Anvisa publica mudanças nas regras para rotulagem de alimentos. Objetivo é que consumidor faça escolhas mais conscientes e saudáveis.
A- A A+Estão valendo desde outubro as novas regras para rotulagem de alimentos no Brasil. As novas medidas foram publicadas em julho pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e têm o objetivo de facilitar a compreensão das informações presentes nos rótulos dos alimentos e, assim, auxiliar o consumidor a realizar escolhas mais conscientes.
As empresas tiveram quatro meses para fazer as adequações. Além de mudanças na tabela de informação nutricional, as embalagens agora devem conter, na parte da frente, alertas sobre alguns nutrientes.
Em todos os tipos de embalagens, a tabela nutricional agora tem apenas um formato: letras pretas e fundo branco. Segundo informações da Anvisa, o objetivo é afastar qualquer possibilidade de uso de contrastes que possam atrapalhar a legibilidade.
A tabela deve ficar localizada perto da lista de ingredientes e em superfície contínua, ou seja, sem divisão ou emenda da embalagem. Agora, é obrigatório ter a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 gramas ou 100 mililitros. O objetivo da mudança é ajudar para que o consumidor possa comparar a quantidade entre produtos concorrentes.
A maior inovação das regras é colocar a rotulagem nutricional na parte da frente das embalagens. Segundo informações da Anvisa, a ideia é mostrar de forma simples e direta o alto conteúdo de nutrientes com relevância para a saúde.
“Para tal, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar”, destacou a Anvisa.
NUTRIÇÃO
Segundo a nutricionista e coordenadora da Unidade Técnica do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Caroline Romeiro, a nova rotulagem nutricional é importante para dar mais autonomia e clareza à população em suas escolhas alimentares. “Apesar da obrigatoriedade das informações nutricionais nos rótulos dos alimentos, desde 2001, havia uma série de tópicos relacionados à compreensão daquelas informações disponíveis que eram questionadas, o que levou a Anvisa, depois de anos de discussão e estudo, a essa nova proposta”, afirmou.
Para ela, a mudança é um avanço, visto que é um instrumento importante para a educação alimentar e nutricional. “Informar sobre a quantidade total de açúcares e incluir a quantidade de açúcares adicionados também é um diferencial, bem como a rotulagem nutricional frontal, que tem sido considerada a grande inovação das novas regras”, completou a nutricionista.
Segundo informações do CFN, os alimentos que foram fabricados antes da normal ainda poderão ser comercializados até o fim da validade ou do estoque. Já os produtos destinados ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação devem se adequar imediatamente para garantir que os fabricantes tenham acesso às informações nutricionais das matérias-primas e ingredientes alimentares utilizados.
O Conselho Federal de Nutricionistas informou que esteve presente nas discussões sobre a rotulagem, colaborando nos estudos do grupo de trabalho da Anvisa. Também, segundo a entidade, apresentou subsídios técnicos e científicos para o aprimoramento das informações. O órgão ainda apontou a necessidade de priorização do tema na Agenda Regulatória do Quadriênio 2017/2020, bem como contribuiu na etapa de tomada pública de subsídios e nas consultas públicas.
PLATAFORMA
Para ajudar os consumidores a compreenderem as informações dos rótulos, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) e mais dez associações do setor produtivos e varejo de alimentos e bebidas lançaram neste ano uma nova plataforma digital para explicar de forma didática as mudanças na rotulagem nutricional. Com o nome “Olho na Lupa”, o website www.olhonalupa.com.br foi criado após alterações recentes na rotulagem.
“Nosso objetivo é ajudar as pessoas na leitura e na compreensão dos rótulos para que possam fazer suas escolhas alimentares com autonomia, consciência e liberdade”, afirmou João Dornellas, presidente-executivo da Abia.
“A indústria quer que o consumidor esteja cada vez mais bem-informado, e acreditamos que o novo modelo de rotulagem caminha nessa direção. Dessa forma, a plataforma Olho na Lupa vem para contribuir com ainda mais informações, de forma clara e didática, para auxiliar nas escolhas dos alimentos e bebidas, prezando por uma dieta equilibrada de acordo com as opções individuais”, completou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), Victor Bicca.
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