Defesa reforçada

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor se mobilizam para reformar Delegacia Especializada na Prevenção e no Combate ao Roubo de Cargas e Crimes Rurais

Segurança / 11 de Março de 2022 / 0 Comentários
A- A A+

O próximo 30 de março será, sem dúvida, um marco para o aprimoramento da segurança nas estradas mineiras. Nesta data está prevista a conclusão das obras da Delegacia Especializada na Prevenção e no Combate ao Roubo de Cargas e Crimes Rurais, em Belo Horizonte. A nova estrutura, que contará com dois delegados e até 56 policiais, proporcionará melhorias nas condições do trabalho de inteligência, especialmente na interceptação e na recuperação de bens transportados.

“Em virtude da importância da prevenção e do combate ao roubo de cargas e crimes rurais, criamos um movimento para reunir instituições para fomentar o relevante trabalho que já vem sendo realizado pela delegacia. Minas Gerais está na contramão do cenário brasileiro: temos a malha rodoviária mais extensa e uma posição estratégica no agronegócio, e, mesmo assim, esses crimes têm sido combatidos com muita eficiência. Com a nova instalação da unidade, os resultados serão ainda melhores”, avalia o consultor técnico da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Luciano Medrado.

A instituição é uma das que viabilizam as obras. Também fazem parte do consórcio: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado Minas Gerais, Associação das Indústrias Sucroene

A nova sede é fruto de um convênio assinado, em outubro de 2013, entre a Fetcemg e o governo de Minas – por meio da Polícia Civil –, que estabeleceram uma base de cooperação mútua. A federação ficou responsável pelo imóvel, em um esforço para que a polícia desenvolva o trabalho com mais eficácia e aprimore o sistema de segurança no que se refere aos crimes de furto, roubo e desvio de cargas. Posteriormente, foi incorporada uma nova frente de atuação, a de combate a crimes rurais.rgéticas do Estado de Minas Gerais, Conselho Comunitário de Contagem, Tambasa e Itambé/CPRM.

As novas instalações ficam próximas ao Departamento de Estradas de Rodagem, nas imediações da avenida Tereza Cristina. A obra tem um valor irreajustável de R$ 692.176,39, sendo fiscalizada pela engenharia da Polícia Civil e acompanhada por uma comissão composta pelas entidades e empresas doadoras. De acordo com Medrado, 100% do montante foi captado, e 75% está integralizado.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.