Desenvolvimento acelerado
Região metropolitana de BH receberá primeiro centro de pesquisa que irá desenvolver sistema de transporte de altíssima velocidade
A- A A+A cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, será o primeiro município brasileiro a sediar um centro de pesquisa da empresa Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT), já instalada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em Toulouse, na França. No Centro Global de Inovação em Logística, será desenvolvido um sistema de transporte de cargas de altíssima velocidade, capaz de atingir 1,2 mil km por hora, por meio de cápsulas que se movem dentro de tubos metálicos com ar de baixa pressão.
O acordo de parceria com a multinacional foi assinado em 9 de abril, na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília, pelo diretor de Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Miguel Nery, pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marco Jorge de Lima, e pelo presidente da Hyperloop, Bibop Gresta.
A previsão é que as operações tenham início ainda neste ano. De acordo com o MDIC, o centro vai abrigar a divisão de pesquisas de logística da companhia, um laboratório de fabricação e um ecossistema de empresas líderes globais, startups, universidades, inovadores, cientistas e governos do mundo inteiro focados em resolver demandas de logística.
Na primeira fase, serão investidos, aproximadamente, R$ 26 milhões por meio de uma parceria público-privada (PPP) estabelecida entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, a HyperloopTT e investidores privados.
O centro de pesquisa vai funcionar no Centro de Memória do Trabalhador da Indústria, no bairro Cidade Industrial, em uma área de 22 mil metros quadrados – dos quais 4.000 são de espaço construído – fornecida pela Prefeitura de Contagem.
O presidente da Hyperloop, Bibop Gresta, e o prefeito de Contagem, Alex
de Freitas, firmaram parceria para a implantação de centro de inovação
Conforme Gresta, a escolha do Estado e do município levou em consideração a importância deles como distribuidores de cargas no país. “Com uma posição geográfica estratégica, uma alta concentração de grandes indústrias e uma dedicação à inovação, é o local ideal para o Centro Global de Inovação em Logística da HyperloopTT”, disse o presidente.
Modernização
Além do centro de pesquisa, o acordo assinado com o governo federal prevê que a empresa traga para o Brasil o centro de inovação XO Square, voltado para a divisão de transporte de mercadorias. A proposta é atrair especialistas na área com foco na inovação e na humanização do setor. Conforme informado pela ABDI, o XO Square contará com laboratório de aceleração, incubadora e fabricação para cinco linhas de pesquisa iniciais, com a possibilidade de outras serem incluídas futuramente.Outra novidade será o lançamento da primeira academia Hyperloop em território brasileiro para a realização de projetos, treinamentos e parcerias com centros de conhecimento – universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups e outras organizações.“A ABDI vai aproximar a Hyperloop de instituições de pesquisa brasileiras para desenvolver tecnologias e alternativas para nosso sistema atual de transporte de carga, baseado em rodovias, que acarreta um custo elevado para o país. Transporte e logística são gargalos importantes que o Brasil precisa resolver para impactar positivamente o conjunto da economia”, avaliou o presidente da ABDI, Guto Ferreira.
Ineditismo
A parceria da multinacional com a Prefeitura de Contagem foi assinada, por meio de um protocolo de intenção, dias antes do evento com representantes da União, no próprio Centro de Memória do Trabalhador da Indústria. Embora seja o quarto Centro Global de Inovação e Logística da companhia no mundo, esse será o primeiro dedicado ao desenvolvimento de tecnologia para o transporte de cargas.“Agora, temos em comum com outras três grandes cidades uma empresa de tecnologia muito bem-sucedida, que está se propondo a fazer revolução na área de transportes, tanto de passageiros quanto de cargas. Ser sede do quarto centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyperllop no mundo proporciona a Contagem um orgulho enorme”, afirmou o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB).Também são parceiros do empreendimento o governo de Minas Gerais, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.