Direção quase real
Motoristas profissionais podem contar com simuladores para treinamento, capacitação e aprimoramento de habilidades
A- A A+Até o fim deste ano, Minas Gerais receberá 14 dos 60 simuladores de direção híbridos (para ônibus, caminhão e carreta) que serão instalados nas unidades operacionais do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) no Brasil.
O projeto Capacitação com Prática de Direção Simulada para Motoristas Profissionais vai oferecer treinamento e capacitação a profissionais de transporte de cargas e de passageiros em salas de aulas planejadas conforme a proposta da iniciativa.
De acordo com o diretor da unidade de Contagem, na região metropolitana, Geraldo Magela Malta, no total, serão investidos R$ 50 milhões na instalação dos equipamentos, no desenvolvimento de cursos, em horas técnicas de manutenção, capacitação de instrutores e proposta pedagógica. “A nossa meta é treinar e capacitar 50 mil profissionais em três anos no país. Os alunos precisam ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E”, informa.
A unidade de Samambaia, na região administrativa do Distrito Federal (DF) – a aproximadamente 25 km de Brasília –, foi escolhida para o lançamento do projeto, em agosto. O evento marcou o início das operações do primeiro dos 60 simuladores que funcionarão em todo o Brasil.
Em Minas Gerais, os equipamentos serão instalados em Belo Horizonte (dois), Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Três Pontas, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
Projeto pedagógico
Segundo Malta, serão ofertados cinco cursos de aperfeiçoamento a motoristas de ônibus, caminhão e carreta. São eles: condução antecipatória (segura e econômica); condução em situações de risco; uso de tecnologias embarcadas no veículo; transporte de passageiros e cargas especiais; e manobra do veículo. As cargas horárias dos cursos variam de 20 a 32 horas.
Para o presidente dos conselhos nacionais do Sest Senat, Clésio Andrade, a chegada dos simuladores às unidades regionais “é uma grande notícia para o setor transportador”. De acordo com ele, “o treinamento no simulador desenvolverá competências e habilidades necessárias à condução correta, segura e econômica, além de contribuir para a segurança e para a redução de custos dos transportadores”.
Estrutura
As salas destinadas à simulação serão preparadas para receber as atividades desenvolvidas com o uso da tecnologia. Em uma área reservada, ficará parte do equipamento, que simula a cabine de um caminhão ou de um ônibus, fazendo com que o aluno se sinta, de fato, na condução de um veículo. Em outro espaço, ficará o instrutor, responsável por determinar como será realizado o exercício. É ele quem escolherá o veículo, as características do ambiente, bem como intempéries e imprevistos que o motorista terá de enfrentar. Após o término da simulação, será gerado um relatório detalhado do desempenho do profissional no equipamento. “Destacamos que o projeto Capacitação com Prática de Direção Simulada para Motoristas Profissionais será de grande valia para o setor de transporte”, conclui o diretor da unidade de Contagem do Sest Senat.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.