A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) iniciou, em 9 de abril último, uma fase de testes com caminhões elétricos pesados que deverá durar de dez meses a um ano, conforme consta no cronograma da pasta. A medida é uma alternativa mais sustentável e com menos emissão de gás carbônico para o setor de transporte de cargas no país.
Durante o evento que marcou o lançamento do trabalho, foi realizado um test drive com dois veículos que fazem parte do projeto. O titular da Senatran, Adrualdo Catão, presente na ocasião, afirmou que o papel da secretaria é analisar o impacto na segurança viária e no pavimento após as adaptações feitas nos caminhões - que serão verificadas pelo estudo. “Iremos avaliar quais modificações regulatórias podem ou não ser realizadas com o resultado dos estudos”, disse Catão.
O experimento conta com dez veículos elétricos voltados para rodar principalmente em áreas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. De acordo com o Ministério dos Transportes, a intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam nesse tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto gerado no pavimento.
“Somos modelo para o mundo em geração de energia limpa, com uma frota em que aproximadamente 85% dos veículos são híbridos. O Brasil é o país que menos emite carbono, na média, por veículo utilizado por cidadão, porque a gente já incorpora na gasolina um percentual de etanol que está em crescimento”, ressaltou o ministro Renan Filho.
Trabalho em conjunto
O estudo conduzido pela Senatran tem coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran) e conta com uma parceria firmada com a montadora de caminhões Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UnB) e o laboratório de pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciado em dezembro de 2022, o projeto contou com diversas análises de laboratório até chegar ao momento de levar os veículos para testes práticos em rodovias públicas.
Segundo a secretaria, análises iniciais apontam que os caminhões elétricos apresentam vantagens para a segurança viária, como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixo nível de vibração e zero emissão de gás carbônico.
“Este momento é de grande satisfação para a Senatran. Ele demonstra que o Ministério dos Transportes e o governo do presidente Lula estão preocupados em aprimorar a regulação brasileira para o bem-estar do Brasil”, alegou Catão.
Além do secretário nacional de Trânsito, participaram do início da fase de testes dos caminhões pesados elétricos o presidente da Volvo América Latina, Wilson Lirmann, o presidente da ReiterLog, Vinícius Reiter Pilz, e o presidente da Ritmo Logística, Paulo Carvalho, além de outras autoridades.