Em equilíbrio com a natureza
Iniciativas relacionadas à infraestrutura de transportes são premiadas em evento socioambiental promovido pelo Minfra
A- A A+Sete projetos ligados à infraestrutura de transportes foram reconhecidos pelas boas práticas em gestão socioambiental e conquistaram o prêmio Via Viva 2021, entregue durante a quinta edição do Via Viva - Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transporte, promovido pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra) no fim de outubro.
A escolha dos vencedores foi pautada pelo Índice de Desempenho Ambiental, “que avalia e estimula boas práticas em gestão socioambiental e tem o objetivo de verificar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor, devendo servir de parâmetro para avaliar a eficácia e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de infraestrutura de transportes”, conforme informado pelo governo federal.
Todos os anos, o Minfra promove uma chamada pública para a submissão de trabalhos científicos com a temática do Via Viva – em 2021, foi “Investimento Verde e Resiliência” – a fim de consolidar a importância da discussão sobre a questão. A ação possibilita a divulgação e o compartilhamento de estudos e experiências por profissionais e especialistas da área.
“Novos resultados e ideias vão contribuir para um melhor conhecimento da temática e para a formação de uma base conceitual pelos profissionais do setor”, afirmou a subsecretária de Sustentabilidade da pasta, Larissa Amorim.
Sobre o evento
O Via Viva é um fórum permanente de discussão de temas socioambientais que permeiam a infraestrutura de transportes, “cujo conceito representa a transformação contínua e os diferentes posicionamentos dos diversos setores da sociedade”, segundo o Minfra.
A abertura do evento contou com a presença de representantes de entidades do setor de investimentos verdes e sustentáveis, como a Climate Bond Initiative, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Agência de Cooperação Internacional Alemã.
“Temos investido, nos últimos anos, na sustentabilidade dos nossos empreendimentos, tanto nas agendas públicas quanto no uso do capital privado. Hoje, buscamos a emissão de títulos verdes em nossos ativos, minimizamos os riscos e capacitamos nossas instituições para que possam estar preparadas”, destacou o secretário-executivo do ministério, Marcelo Sampaio, no primeiro dia fórum.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.