Expectativa x realidade

Leilão da BR-040 está marcado para abril, e governo se mostra otimista mesmo com o resultado da BR-381, que terminou sem empresas interessadas pela terceira vez

Economia / 15 de Fevereiro de 2024 / 0 Comentários

O leilão do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi marcado para 11 de abril deste ano, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O aviso de licitação foi publicado na edição de 29 de dezembro do “Diário Oficial da União”.

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O leilão do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi marcado para 11 de abril deste ano, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O aviso de licitação foi publicado na edição de 29 de dezembro do “Diário Oficial da União”. Segundo o Ministério dos Transportes, a previsão é que o pregão garanta R$ 8,8 bilhões para investimentos em novas obras e serviços operacionais nos 231,7 km que serão concedidos à iniciativa privada.
 
“Essa concessão garantirá os investimentos necessários para modernizar uma rodovia essencial ao abastecimento dos mais de 1,2 milhão de habitantes da região impactada e ao transporte de mercadorias em direção aos postos do Sudeste”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho. “A BR-040 é uma rodovia importantíssima, com grande fluxo de veículos. Com a concessão, queremos elevar os níveis de serviços oferecidos, a capacidade operacional da via e a segurança aos usuários. É investimento em geração de emprego, renda e desenvolvimento”, emendou o ministro.
 
De acordo com a pasta, o governo federal vem priorizando nos editais o modelo de menor tarifa de pedágio, que também será adotado no caso da BR-040. “O investimento por menor tarifa exige, por exemplo, que o recurso seja usado na própria concessão para assegurar a execução das obras ao longo da rodovia, com pedágios mais baratos aos usuários”, frisou o ministério.
 
As empresas interessadas em participar da disputa pela gestão da rodovia têm até 8 de abril para entregar suas propostas na B3. “Esperamos trazer muito desenvolvimento para a região com a ampliação de investimento em infraestrutura. Além de gerar empregos, isso reduz o número de acidentes e, na economia, deixa os produtos mais baratos, aumentando a nossa competitividade. É comida a custo mais acessível para os mineiros e para os brasileiros”, argumentou a secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse.
 
Zero proposta
Se, por um lado, o leilão de concessão da BR-040 gera muita expectativa, por outro, o da BR-381, entre a capital mineira e Governador Valadares, foi frustrado novamente. Até a data prevista para a realização do pregão, em 21 de novembro do ano passado, nenhuma empresa havia manifestado interesse em administrar a chamada “rodovia da morte”, que concentra um elevado número de acidentes graves e fatais nas últimas décadas. Essa foi a terceira tentativa da União em conceder a via à iniciativa privada Ð as outras aconteceram em 2022 e em 2021.
 
“Vamos retomar o diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU) a fim de criar as condições necessárias para viabilizar o investimento privado. O Ministério dos Transportes trabalha para reposicionar o projeto e levá-lo a leilão no primeiro semestre de 2024”, informou a pasta em uma nota divulgada à imprensa após o vazio no leilão da 381.
 

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