Finalmente concluído
Depois de dez anos de espera, usuários da BR-365 já podem contar com o Trevo de Xapetuba, no Triângulo Mineiro. Obra reduz distância, tempo e custo de deslocamento para quem chega a Uberlândia.
A- A A+Com uma década de atraso, o Trevo de Xapetuba, que liga duas das principais rodovias do Triângulo Mineiro, a BR-365 e a BR-452, foi, enfim, concluído. A cerimônia de inauguração da obra, realizada pela concessionária Ecovias do Cerrado, aconteceu no início de fevereiro e contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, e do diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, além de deputados federais e autoridades locais.
“Não vamos parar por aí. Minas Gerais ainda vai ganhar muitos outros investimentos, como a concessão da BR-381, da BR-452 e da BR-040, que será relicitada. Vamos resolver as pendências e trazer o investimento privado para cá”, disse Freitas, que, durante a solenidade, também assinou uma ordem de serviço para a elaboração de estudos e projetos básicos de adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação dos segmentos críticos da BR-365.
Muito aguardada pela população local, a construção do novo acesso a Uberlândia, que reduz em 8 km o deslocamento (e, consequentemente, o tempo e o custo do transporte), teve início há dez anos, mas foi interrompida diversas vezes até ser incluída no contrato de concessão assinado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres e o Grupo EcoRodovias, o primeiro da gestão de Jair Bolsonaro (sem partido). A Ecovias do Cerrado administra um trecho de 437 km das BRs 364/365/MG/GO, que interligam Jataí (GO) e o município uberlandense.
A retomada das obras do novo trevo ocorreu em julho de 2020. O trecho em que ele está localizado integra uma das mais importantes rotas de escoamento de grãos do Centro-Oeste brasileiro até o porto de Santos (SP). Também é uma importante via para o abastecimento do Estado mineiro e da região Sul de Goiás, principalmente de produtos da indústria, materiais de construção e alimentos.
Outros dados
A construção do Trevo de Xapetuba durou seis meses e foi feita em três etapas: remoção de vigas da antiga estrutura; remoção de um desvio na via e duplicação da pista; e içamento de dez vigas de concreto, construção da laje, pavimentação, sinalização e iluminação, de acordo com a Ecovias.
A conclusão do empreendimento recebeu R$ 7 milhões em investimentos da empresa. Mais de cem profissionais foram mobilizados nas três etapas de trabalho, que incluíram a aplicação de 677 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente, a implantação de 200 tachas refletivas, a instalação de 2.800 m de defensas e 2.998 m2 de pintura de faixas.
Em seu primeiro ano de operação, a concessionária também recuperou 100% da malha viária do trecho sob a sua gestão. Ao longo de toda a extensão, foi instalado o equivalente a 100 km de novas defensas metálicas, foram implantados 150 mil m de cercas, instaladas 112.231 unidades de tachas refletivas e revitalizados mais de 276 mil m2 de novas faixas horizontais.
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