A Feira Internacional do Transporte de Carga acontece entre os dias 4 e 8 de novembro, em São Paulo, e promete reunir grandes marcas, as mais novas tecnologias, muitas experiências e também abordar assuntos de vanguarda para o setor. Para este ano, a organização preparou dois fóruns importantes: Mulher no Transporte e Logística e o 7º Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística, que vai discutir o impacto da responsabilidade socioambiental nos setores.
O primeiro ciclo de debates e palestras acontece no dia 7 de novembro, das 14h às 17h, dentro da programação da feira. Segundo Thiago Braga Ferreira, gerente da Fenatran, os participantes poderão conhecer e aprender mais com ações que transformam a cultura interna das empresas de transporte. “Vamos reunir exemplos práticos que reduzem as desigualdades de gênero e trazem mais diversidade para as organizações”, afirmou.
Três projetos serão mostrados: o Movimento Vez & Voz, do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp); o Movimento A Voz Delas, da Mercedes-Bens, e o Programa Rota Feminina, protagonizado por duas lideranças femininas do setor, Suzana Soncin, da CEO da i9Exp, e Fernanda Sarreta, vice-presidente administrativa da IC Transportes.
“Nosso propósito é sair desses encontros com ações práticas que valorizem a mulher para que ela conquiste seu espaço. Mas, para que esse objetivo seja atingido, contamos com a participação dos homens no evento. Mulheres e homens podem Ð e devem Ð atuar juntos para desenvolver suas competências e, com isso, todos se beneficiam”, afirmou Suzana Soncin.
Estimativas mostram que o setor de transporte rodoviário de carga é responsável por movimentar 65% de bens e mercadorias no Brasil. Nesse universo, 85% da força de trabalho é masculina, e as mulheres que fazem parte estão, em sua maioria, em cargos de coordenação e supervisão. Apenas 3% delas atuam na condução dos caminhões, em cargos técnicos ou de liderança.
Meio ambiente
Uma pesquisa realizada, em abril deste ano, pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil mostra que 71% das empresas estão adotando estratégias que abrangem compromissos com o meio ambiente e boas práticas de responsabilidade social e governança (ESG).
As ações das companhias têm foco em preservação ambiental e dos recursos naturais, promoção da diversidade de gênero, etnia e etária, respeito aos direitos humanos, gestões mais transparentes, éticas e com responsabilidade legal e financeira. O objetivo é minimizar riscos, fortalecer a reputação e a imagem da empresa, além de ter mais eficiência operacional.
Por isso, o tema será destrinchado na Fenatran 2024, debatendo desafios no segmento do transporte de carga, benefícios e práticas. O fórum ESG será realizado no dia 6 de novembro, no Espaço de Conteúdo.
“Vamos receber na feira grandes players desses mercados com casos práticos de como está sendo a implementação da agenda ESG em suas corporações. É um assunto muito importante para o futuro dos negócios e, por isso, muito válido trazer exemplos efetivos com bons resultados em termos de performance e reputação”, afirmou Thiago Braga.
A última edição da Fenatran contou com mais de 66 mil visitantes e R$ 9,5 bilhões em negócios gerados. Realizada a cada dois anos, a feira é considerada o maior encontro do setor dedicado à geração de negócios, networking e experiências. Um dos locais mais visitados é o Fenatran Experience, onde os visitantes têm a oportunidade de fazer test-drive nos gigantes e experimentar as mais novas tecnologias.