Gigantes também no TRC
Empresas de tecnologia se unem a multinacionais do transporte e criam soluções para a logística de cargas
A Uber também está testando caminhões autônomos nos Estados Unidos
Grandes empresas de tecnologia mundiais estão se unindo ao transporte rodoviário de cargas para pesquisar novos sistemas e inovar. Recentemente, a Google, a Microsoft e a Uber, gigantes em soluções tecnológicas, anunciaram programas para facilitar a logística nas operações de carga.
A primeira parceria firmada foi entre a Waymo, que desenvolve soluções para carros autônomos, e a Google. Um programa-piloto será lançado em Atlanta, nos Estados Unidos, e possibilitará o uso de caminhões que não precisam de motorista no transporte de cargas para os centros de dados da Google. Em nota, a Waymo informou que Atlanta tem um dos maiores polos logísticos dos Estados Unidos e “o ambiente perfeito para a próxima fase de testes dos caminhões autônomos”.
Os testes estão sendo feitos na Califórnia e no Arizona, e, segundo a empresa, já foram rodados mais de 8 milhões de km em vias públicas e mais de 8 bilhões de km em simulações.
A Uber também colocou em operação caminhões autônomos para entregas nos Estados Unidos. Os veículos são associados a aplicativos de transporte de mercadorias, e as entregas já estão sendo feitas no Arizona. No caso da Uber, os caminhões dirigem sozinhos, mas motoristas assumem a direção nos últimos quilômetros da trajetória, já perto do local de entrega da mercadoria.
Caminhões autônomos vão levar cargas ao centro de dados da Google em projeto-piloto
Além de caminhões, a Uber colocou nas ruas carros autônomos. Os testes em cidades do Arizona iam bem até que, na última semana de março, um veículo sem motorista atropelou e matou uma mulher no município de Tempe. O Volvo XC90 não detectou a presença da pedestre. O modelo, assim como nas carretas Uber, leva um motorista auxiliar ao volante para intervir a qualquer momento, mas, nesse caso, ele não conseguiu agir a tempo.
Transformação digital
Já a Microsoft e a CNH Industrial anunciaram recentemente um projeto de transformação digital. Com serviços tecnológicos, as duas empresas irão capacitar clientes da Case IH, da New Holland Agriculture e da Iveco. A ideia é coletar dados em veículos conectados que irão ajudar e facilitar as operações logísticas, como fluxos de receita. A atuação será em máquinas agrícolas.
A expectativa é que a próxima geração de veículos agrícolas da CNH esteja equipada com as novas tecnologias, que irão coletar e fornecer uma gama de dados e informações para o serviço realizado no campo. A tecnologia também está sendo aplicada na linha comercial, com recursos, por exemplo, para o gerenciamento de frotas. Uma das soluções é que o cliente possa monitorar o caminhão desde a mecânica interna até a condução do veículo, o consumo de combustível e o compartilhamento de dados com parceiros e fornecedores. (Com informações da Agência Reuters e do site Futuretransport)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.