Hub logístico

BNDES aprova financiamento para lote 2 das obras rodoviárias no Paraná

Economia / 27 de Março de 2025 / 0 Comentários

Uma das obras mais aguardadas do conjunto de rodovias concedidas no Paraná está com financiamento garantido e pronta para começar.

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Uma das obras mais aguardadas do conjunto de rodovias concedidas no Paraná está com financiamento garantido e pronta para começar. A EPR Litoral Pioneiro confirmou os recursos de R$ 6,4 bilhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que garante a duplicação de 350 km da BR-277, na Serra do Mar.
O lote 2 da concessão engloba trechos do litoral, da região metropolitana de Curitiba, de Campos Gerais e Norte Pioneiro. O projeto de duplicação e construção de terceiras faixas na BR-277, entre Curitiba e Paranaguá, deve começar ainda neste ano.
Assim que ficarem prontas, as intervenções, segundo a empresa, vão possibilitar o aumento de 66% da capacidade do transporte de cargas e reduzir em cerca de 20% o tempo de viagem nas estradas ampliadas. O objetivo é melhorar a segurança e aumentar a eficiência do sistema rodoviário.
“É um setor extremamente estratégico para o escoamento da produção brasileira, ligando regiões importantes ao Porto de Paranaguá”, disse o diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga. O prazo para entrega das obras prontas é o sétimo ano do contrato, que tem vigência por 30 anos.
O maior trecho a ser duplicado fica na PR-092, entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina. Também serão duplicados o trecho da BR-369 entre Cornélio Procópio e Jacarezinho e outros trechos nas rodovias PR-151, BR-153, PR-855, PR-092 e PR-239.
O projeto também prevê uma área de escape na altura do KM 46, uma área de curva fechada e descida íngreme. A rodovia também vai ganhar iluminação no trecho em serra por ser o mais sinuoso.
Segundo o Ministério dos Transportes e o Governo do Paraná, as obras do lote 2 irão impactar mais de 4 milhões de paranaenses e melhorar a estrutura de diversos municípios.

Histórico
Em 2023, foi realizado um grande leilão de mais de 3.000 km de rodovias do Paraná. Com base na menor tarifa de pedágio, as rodovias foram divididas em diversos lotes, transferidas para a iniciativa privada e a concessão se tornou modelo no país.
Na época, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, disse que era o começo de uma nova história no Estado. “Vai posicionar o Estado como um grande hub logístico da América do Sul”, afirmou.
Com a implementação das obras previstas no lote 2, esperam-se redução significativa nos custos logísticos, aumento da segurança viária e geração de milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico do Estado. (Com Agência Brasil)
 

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