Informações em um só lugar
Observatório do Transporte visa ser a principal fonte de dados para pesquisas do setor e sobre logística. Plataforma virtual também contará com espaço para discussões
Reunião do Núcleo de Inteligência e Transporte, representado por acadêmicos, empresários e especialistas do setor
Não são novidades a descentralização e o desencontro de informações do setor de transporte brasileiro. Visando ir na contramão desse cenário, surge o Observatório do Transporte: plataforma virtual que reunirá dados para pesquisas nessa área. Órgãos públicos, universidades, setor produtivo, sindicatos e associações poderão contribuir com informações para desenhar o atual sistema de transporte brasileiro e pensar modificações e avanços com base em um banco de dados nacional e em experiências internacionais.
Com livre acesso, o Observatório constará de material que poderá ser consultado em um espaço virtual na página do Instituto de Transporte e Logística (ITL). Nele também será possível realizar debates por meio de fóruns temáticos. Segundo a diretora do ITL, Tereza Pantoja, em entrevista ao portal da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a proposta é cruzar dados de todos os setores para analisar o planejamento e dar contribuições para um plano de desenvolvimento do país, principalmente, para o transporte. “Com isso, teremos uma análise mais profunda do setor hoje e saberemos para onde o Brasil está caminhando”, conclui.
FONTE DE DADOS
Entre os objetivos do Observatório estão coletar, organizar, analisar e difundir dados e informações sobre as atividades do setor público, privado e acadêmico referentes aos modais de transporte de cargas e passageiros. Também fazem parte de suas atribuições propor novas linhas de pesquisa e disseminar tecnologias e procedimentos inovadores que tenham como objetivo aumentar a competitividade de empresas do país.
A expectativa é de que o Observatório, ao ser concentrador de dados, apoie as decisões de planejamento de transporte dos setores público e privado.
O projeto está sendo idealizado pelo Núcleo de Inteligência e Transporte, órgão de assessoramento da CNT, do Sest/Senat e do ITL. Composto por acadêmicos, empresários e especialistas do setor de transporte e logística, o núcleo tem como objetivos estimular a geração de conhecimento em todos os modais, a inteligência competitiva de mercado, pensar o transporte no futuro, entre outros.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.