O dia a dia mostra que a infraestrutura das estradas tem relação direta com a segurança no trânsito. O Painel de Acidentes Rodoviários, elaborado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), corrobora esse cenário: as análises técnicas mostram que a estrutura influencia o comportamento dos condutores, assim como as medidas de educação e fiscalização. O estudo revelou que nos trechos em que a geometria da via é considerada péssima, com problemas de sinalização, o índice de mortes é bem maior.
A recente inauguração do Contorno Viário de Florianópolis mostra na prática: em um mês de implementação, a Arteris Litoral Sul, responsável pela gestão da BR-101/SC, contabilizou uma redução de 30,1% no número de acidentes e 9,4% de vítimas, entre o KM 176 e o KM 219 da rodovia. A comparação considerou o período de 13 de julho a 9 de agosto (antes da inauguração do Contorno) e de 10 de agosto a 6 de setembro (após a inauguração do Contorno).
A análise foi realizada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária com dados coletados das praças de pedágio de Porto Belo e Palhoça, em ambos os sentidos, além dos controladores de tráfego instalados no KM 190,800, sentido Sul, e no KM 191,480, em direção Norte. Nos 28 dias, ainda foram contabilizados no Contorno Viário a passagem de 126.861 veículos no sentido Sul e 113.384 no sentido Norte, o que corresponde a quase 70% do fluxo total que passaram simultaneamente pelas praças de pedágio de Porto Belo e Paulo Lopes.
Com isso, a empresa concluiu que há uma média diária de tráfego de 4.531 veículos no sentido Sul e 4.049 no sentido Norte, totalizando 8.579 veículos em ambos os sentidos. Dos veículos que passaram pelo Contorno, no sentido Sul, 53% foram veículos pesados; já no sentido Norte, 51,9%.
Segurança e fluidez
Com 50 km de pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos e 21 passagens em desnível, o projeto Contorno Viário de Florianópolis tem como objetivo desafogar o trânsito no trecho principal da BR-101 que dá acesso à capital. Dessas, 17 passagens estão concluídas e em uso pela comunidade. Além disso, seis pontes duplas e um viaduto também já estão concluídas, e o valor investido foi de R$ 3,9 bilhões.
Com o contorno será possível fazer a travessia que intersecciona as cidades de São José, Biguaçu e Palhoça em cerca de 40 minutos, gerando aos motoristas uma redução de 50% no tempo de viagem em horários de pico.
Segundo a Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), por hora, um caminhão parado tem prejuízo estimado de R$ 150. Com isso, estima-se que o contorno reduza, por dia, em torno de R$ 3,7 milhões em prejuízos por caminhão parado.
Essa obra é entregue após 12 anos de atraso. Em 1990, começou a ser discutida pelo governo federal e pela comunidade e, somente 17 anos depois, entrou para o contrato de concessão da BR-101. Em 2012, deveria ter sido entregue, mas não tinha nem começado, fato que aconteceu em 2014 quando as obras tiveram início.