Jovens socorristas

Grupos do Rotaract e do Interact de Contagem fazem treinamento em primeiros socorros junto ao Anjos do Asfalto

Solidariedade / 06 de Dezembro de 2022 / 0 Comentários
A- A A+

Cerca de 20 jovens participaram, no início de outubro, de um treinamento de primeiros socorros ministrado pelo grupo Anjos do Asfalto. O encontro aconteceu na Casa do Rotariano, em Contagem. Os jovens têm entre 15 e 30 anos e fazem parte do Interact e do Rotaract de Contagem.

Os dois grupos são parte do Rotary Club, filiados ao Rotary Internacional, mas voltados para jovens de 12 a 18 anos (Interact) e de 18 a 30 anos (Rotaract). Segundo Maria Clara Batista Andrade, presidente do Rotaract, o curso de primeiros socorros é importante porque aborda situações que podem acontecer no dia a dia. “Tivemos uma instrução relevante porque nunca sabemos quando vamos nos deparar com esse tipo de situação”, afirmou.

Segundo ela, o grupo de jovens aprendeu sobre manobras de desengasgo, retirada de capacetes de forma segura em casos de acidentes, queimaduras, desmaio, convulsão, parada cardiorrespiratória, ambiente de resgate e ajuda-seguros, manobras de ressuscitação e massagem cardíaca.

Para Geraldo Eugênio de Assis, presidente do Rotary Club de Contagem e também do grupo Anjos do Asfalto, é fundamental levar esse tipo de conhecimento para o público jovem. “São situações que podem ser vividas por qualquer pessoa, e é muito importante que tenha alguém perto que saiba lidar até que os profissionais cheguem para atender a vítima. É um conhecimento voltado para os primeiros socorros, ou seja, aquele momento que pode realmente salvar uma vida”, afirmou.

Maria Isabel Silva Ferreira, de 21 anos, diretora de Projetos do Rotaract Club de Contagem, participou do treinamento e contou que foi um momento de muito aprendizado para o grupo e uma experiência totalmente nova e interessante. “Os três voluntários do Anjos do Asfalto – Thiago, Geraldo e Elias – passaram com êxito parte dos seus conhecimentos e de suas experiências para cada situação mostrada. Para mim, saber como reagir e prestar suporte a uma pessoa durante uma crise convulsiva, engasgo ou até mesmo um AVC (acidente vascular cerebral) foi uma das partes mais importantes do curso”, elegeu.

Já Lucas Martins Sousa, de 23 anos, ex-presidente do Rotaract Club de Contagem, destacou que é fundamental a oportunidade de receber conhecimentos para que eles possam ajudar alguém que precise em qualquer ambiente. João Paulo Pereira Rodrigues, de 20, vice-presidente do Rotaract Club de Contagem e diretor distrital de Projetos do 4760, disse que, para ele, o curso foi extremamente importante. “Eu me sinto muito mais seguro em saber que, se necessário, ao fazer o ‘básico’ eu posso salvar a vida de uma pessoa”, afirmou.

Ele também salientou que a adesão ao curso foi muito boa e que ele foi uma construção grande para as duas partes, tanto para quem recebeu o treinamento quanto para os voluntários.

Em todo tipo de acidente, existem os procedimentos urgentes que podem ajudar a salvar a vida da vítima ou reduzir os riscos de lesões. Segundo o Ministério da Saúde, são intervenções que devem ser feitas de maneira rápida para evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue ao local.

A Associação de Resgate Metropolitano Anjos do Asfalto, além de estar na rodovia BR-381 de forma voluntária para fazer o atendimento a vítimas de acidentes, também promove educação propagando e divulgando o atendimento pré-hospitalar em uma situação de emergência. No mês de setembro, por exemplo, participou de treinamento junto a estudantes de medicina da faculdade Uni-BH, em Belo Horizonte.

O grupo voluntário é composto por engenheiros, bombeiros, acadêmicos, advogados, militares, enfermeiros, profissionais de atendimento pré-hospitalar, educadores e muitos outros. São voluntários qualificados nas práticas e nos conceitos da prestação de socorro em acidentes.

 

ROTARY

O treinamento foi dado a jovens que estão ligados ao Rotary por meio de duas instituições: Interact e Rotaract. O Interact une jovens de 12 a 18 anos e tem o objetivo de desenvolver suas habilidades de liderança e descobrir a força do lema do Rotary: “Dar de si antes de pensar em si”.

Já o Rotaract reúne jovens de 18 a 30 anos, que trocam ideias e aprimoram suas habilidades de liderança, principalmente ajudando o próximo. Trabalham lado a lado com o Rotary em projetos humanitários. Como já estão na idade adulta, eles próprios administram o clube, gerenciam os fundos e planejam as atividades do grupo, sempre alinhados às diretrizes do Rotary Club, que oferece orientação e apoio.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.