Juros: para o alto e avante
Clima de insegurança financeira reflete-se nas taxas e nas regras de programas de incentivo ao transporte rodoviário de cargas
A- A A+O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) elevou as taxas de juros e reduziu a parcela financiável de bens do Programa de Sustentação de Investimentos (PSI) e do Procaminhoneiro, voltado para a renovação da frota. Ambos os programas de concessão de crédito – que beneficiam empresas de transporte e transportadores individuais – refletem o comportamento do mercado frente à instabilidade financeira. Dadas as perspectivas de queda da atividade econômica e das amarras burocráticas na concessão de crédito pelo banco, o aumento da taxa de juros e a redução dos prazos e da participação do valor financiável somente agravam o quadro para os transportadores.
Segundo a Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2014 (Fase 2), divulgada, no fim do ano passado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), 61,4% dos transportadores rodoviários pretendiam usar recursos dos programas de financiamento do BNDES para a aquisição de novos veículos. Em entrevista à Entrevias no mês de dezembro, o diretor executivo da CNT, Bruno Barreto, ressaltou que foi apresentada uma nova proposta de renovação da frota: “Mostramos uma sugestão mais lapidada e tivemos o retorno positivo. Aguardamos a formalização para a implementação de uma política mais ampla. Também será um momento oportuno de se promover uma reestruturação gerencial, visando otimizar e oferecer eficiência na alocação de recursos públicos. Isso é necessário para trazer confiança ao setor de transporte”.
IMPACTO DIRETO
Contudo, as atuais medidas apresentadas vão de encontro à expectativa. Além disso, a volta da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis, anunciada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a elevação do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) causam preocupação do setor com relação ao preço do frete. O impacto imediato das alíquotas de PIS e Cofins sobre o diesel foi de R$ 0,15 por litro, e as transportadoras deverão repassar esse aumento aos clientes.
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