Legislativo cobra melhorias rodoviárias
Má conservação das estradas mineiras pauta audiência pública realizada na Assembleia. Secretário de Infraestrutura e Mobilidade é sabatinado.
A- A A+A precariedade da malha rodoviária mineira e a demanda urgente por obras nortearam uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2 de julho último. A pauta foi tratada dentro do programa Assembleia Fiscaliza, criado em 2019 para supervisionar as ações do Executivo. O governo do Estado foi representado pelo secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.
Segundo os deputados, a má qualidade das rodovias estaduais e das federais sob gestão do Estado compromete a mobilidade e impede o pleno desenvolvimento dos municípios mineiros. Presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, a deputada Rosângela Reis (Pode) cobrou mais atenção às estradas da região Leste, destacando a recuperação da pavimentação da LMG-760 e a continuidade da duplicação da BR-381.
Já o deputado Celinho Sintrocel (PCdoB) fez diversas cobranças para o Vale do Aço, entre elas a recuperação do trecho que liga a MG-900 à BR-381. O deputado Fenando Pacheco (PV), por sua vez, reivindicou a conclusão das obras do contorno rodoviário de Cataguases, na Zona da Mata, já que as empresas que venceram a primeira licitação teriam abandonado a obra. De acordo com Marcato, com a abertura de propostas da nova licitação ainda neste semestre, a conclusão das intervenções deverá ocorrer em, no máximo, 12 meses.
Charles Santos (Republicanos) questionou o andamento da segunda rodada de concessões da malha rodoviária estadual, sobretudo no que diz respeito a rodovias do Triângulo Mineiro e do Sul. O secretário de Infraestrutura e Mobilidade afirmou, nesse caso, que o leilão está previsto para novembro deste ano.
Seguindo na mesma direção de Santos, Raul Belém (PSC) reforçou a necessidade de se avançar mais rapidamente no processo de concessões.
De uma maneira geral, o representante do governo mineiro na audiência defendeu justamente a gestão privada das rodovias como a melhor alternativa para a realização de melhorias na malha rodoviária local, bem como a adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal. “Isso permitirá que o Estado volte a se endividar e, por isso, reforçamos a necessidade de que ele [o regime] seja votado o mais rapidamente possível nesta Casa”, disse.
Outras reivindicações
A necessidade de haver intervenções e de recuperar as estradas do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha também foi apontada por vários parlamentares na ocasião. De acordo com Marcato, a ligação de Nanuque (Jequitinhonha/Mucuri) à divisa do Espirito Santo pela BR-418 é um trecho que está sendo priorizado no planejamento do Executivo mineiro.
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