Mais biodiesel, menos poluição
Governo anuncia aumento, para 6%, da quantidade do biocombustível no diesel e estima, em seis anos, redução de 23 milhões de toneladas de gás na atmosfera
No Brasil, a mamona é a principal oleaginosa usada para fabricação do biodiesel
A partir de julho, a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel passa para 6% e, em novembro, aumenta para 7%. A medida, editada pelo governo federal, vai possibilitar a redução da emissão de 23 milhões toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2020. A intenção é cumprir as metas com as quais o país se comprometeu diante da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o Ministério de Minas e Energia, cerca de 1,2 bilhão de litros de diesel ao ano deixarão de ser importados.
O Programa Nacional de Biodiesel instituiu o percentual de 2% da mistura em 2008 e, em 2010, 5%. Mas, depois desse período, não havia previsão de novas mudanças. Ele foi criado em 2003 e, para a produção de insumos, hoje o país tem 83 mil agricultores e 77 cooperativas.
Sementes de mamona são ressecadas para extração do óleo
Segundo o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Odacir Klein, durante o anúncio, em maio, o biodiesel é um combustível renovável que diminui o efeito estufa. A cada 1% adicionado ao combustível convencional, segundo ele, é reduzido 0,7% na emissão de gases nocivos.
O biodiesel é um combustível derivado de fontes renováveis, como óleos vegetais. Estimulados por um catalisador, eles reagem quimicamente com o álcool. No Brasil, as principais oleaginosas que servem de matéria-prima para a produção são mamona, dendê, canola, girassol, amendoim, soja e algodão. O biocombustível, segundo informações do programa, substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo em motores de caminhões, tratores, caminhonetes, automóveis e motores de máquinas que geram energia.
Industrias abastecem todo o mercado nacional
O Brasil está hoje entre os maiores produtores de biodiesel do mundo. Em 2010, a produção nacional foi de 2,4 bilhões de litros. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a venda do diesel BX (mistura com 5%) é obrigatória em todos os postos de combustíveis que revendem óleo diesel. A partir de julho, os postos deverão receber a mistura com aumento para 6%.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.