Mais radares em Minas
Rodovias estaduais irão receber 764 novos redutores eletrônicos de velocidade até dezembro deste ano
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As estradas de Minas Gerais vão receber 764 novos radares até o fim de 2025.
As estradas de Minas Gerais vão receber 764 novos radares até o fim de 2025. É o que anunciou recentemente o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), apontando o reforço na segurança que os controladores e redutores eletrônicos de velocidade provocam.
Hoje, as rodovias estaduais mineiras têm 536 radares. A expectativa é que aumente para 1,3 mil neste ano. Estão sendo investidos mais de R$ 313 milhões, e a contratação será por meio de licitação, que já está em andamento.
Segundo o órgão, os equipamentos estão previstos em programa de governo baseado em três pontos: controle de velocidade, intervenções em pontos críticos e educação para o trânsito. O programa abrange as rodovias sob jurisdição do DER e tem o objetivo de prevenir e reduzir o número de acidentes nas estradas estaduais.
O DER informou que, entre 2011 e 2024, o índice de acidentes em trechos estaduais com controle eletrônico de velocidade teve redução de 77%. A queda foi de 22 mil sinistros para cerca de 5.000 nesse período.
O diretor de Operação Viária do DER-MG, Cristiano Coelho, explicou que, para instalar os radares, são realizados estudos técnicos para verificar as condições do local e se o controle de velocidade é a melhor alternativa a ser adotada. “Por falta de informação, é comum ouvirmos reclamações sobre excessos de aparelhos nas vias, mas os números são categóricos e demonstram que não existe fundamento para o discurso de ‘indústria da multa’. Os dados mostram que apenas 0,1% dos veículos que passam pelos radares são multados”, esclarece Coelho.
Rosely Fantoni, gerente de Educação para o Trânsito do DER, diz que o comportamento adequado no trânsito surge com medidas voltadas para a educação que despertam a consciência de cada um. “Quando o DER-MG instala um controle de velocidade, é para a segurança do motorista e de quem circula na via. Nossa função é esclarecer e conscientizar do papel de cada cidadão para um trânsito mais seguro”, pontua.
A licitação será feita em lotes. Os seis primeiros lotes serão voltados para a realização dos estudos técnicos e por disponibilização, instalação, sinalização, aferição, operação, manutenção, realocação, monitoramento e fornecimento das informações, dados e imagens ao DER-MG e ao Centro de Gerenciamento Operacional e Processamentos do departamento (CGOP).
Já o lote 7 será responsável pelo CGOP, com atribuições de assessoramento, monitoramento, vistorias e apoio no controle dos equipamentos em operação.
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