Menos biodiesel
Quantidade de combustível limpo misturado com o óleo diesel é reduzida para garantir o abastecimento no país
A- A A+A quantidade de biodiesel acrescentada ao óleo diesel foi reduzida de 12% para 10% e continuará nessa proporção até 31 de outubro. A decisão foi anunciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que teme que haja um desabastecimento no país devido ao grande consumo do produto. Para garantir a oferta do combustível, a ANP deu início a um leilão.
A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio). No entanto, não concordou com a decisão de reduzir o índice da mistura. “Não é a primeira vez que há interferência de agentes do governo durante a realização de um leilão, sempre em prejuízo dos produtores ofertantes. Registra-se que, nas vezes em que houve oferta em maior quantidade e os preços acabaram ficando muito baixos, até mesmo com margens negativas, ou, o que é pior, com a inexistência de venda por dois meses para alguns produtores, não houve movimento para o aumento da mistura, mesmo que ele tenha sido demandado”, afirmou a Aprobio em nota.
O leilão de número 75 chegou a ser cancelado devido a uma ação movida pela associação, mas não houve vitória, e o certame foi retomado. Após o retorno, produtores, ANP e Ministério do Meio Ambiente alinharam ações para a conclusão do pregão e para a formação de um grupo de trabalho para discutir o assunto e aperfeiçoar o modelo de comercialização.
“Nosso objetivo é defender a mistura mínima de 12% de biodiesel nos meses de novembro e dezembro, bem como manter o plano de crescimento para 13% previsto no cronograma da Política Nacional de Biocombustíveis”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Aprobio, Erasmo Carlos Battistella.
COMO FUNCIONA
Segundo a ANP, a comercialização do biodiesel é feita pelas refinarias e pelos importadores de óleo diesel por meio de leilões públicos para atender ao percentual mínimo obrigatório de adição.
O leilão padrão tem oito etapas: habilitação dos fornecedores do biodiesel, apresentação das ofertas e de oferta individual, seleção das ofertas pelos adquirentes, reapresentação dos preços pelos fornecedores, novas seleções, consolidação e divulgação do resultado final. A periodicidade é bimestral para garantir as entregas de forma antecipada. Caso seja necessário, a ANP ainda pode fazer leilões complementares.
Segundo a associação dos produtores, mais de 70% do biodiesel brasileiro é produzido a partir do óleo de soja. O mercado do grão, contudo, enfrenta a redução da oferta e a elevação do preço devido à exportação. Neste ano, a safra bateu o recorde de 125 milhões de toneladas, das quais 65% foram exportadas.
O uso do biodiesel tem algumas vantagens: além de ser uma fonte renovável de energia, tem baixo custo de produção e colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa. Nos caminhões, pode aumentar a vida útil do motor, não precisa de adaptação para ser usado, e, durante a queima, ocorre a combustão completa.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.