Menos mistura, preço mais baixo
Estudo técnico mostra que a redução do acréscimo de biodiesel ao óleo diesel comercializado no Brasil barateou o litro do combustível
A- A A+A Confederação Nacional do Transporte (CNT) apresentou um estudo que revela que a redução do nível de biodiesel no óleo diesel comercializado no Brasil gerou um alívio imediato no preço do combustível, que é pressionado pela cotação internacional do petróleo e pela desvalorização do real frente ao dólar.
Basicamente, o preço final do combustível fóssil é impactado por quatro elementos: o valor de mercado, influenciado internacionalmente; o lucro de realização; a tributação federal; e a tributação estadual. O valor da commodity, apesar de ter sofrido uma pequena redução nos últimos meses, continua alto no Brasil por conta do câmbio desvalorizado.
Os tributos federais do diesel são PIS/Pasep, Cofins e Cide. Uma vez que a alíquota da Cide-Combustíveis está zerada, PIS e Cofins, atualmente, equivalem à participação total dos impostos federais no preço, ou seja, de 9,5% no caso do S10, e de 9,7% no do S500.
Os dados mais recentes de formação de preços do diesel, disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, são referentes a setembro de 2020 e mostram que o biodiesel responde por uma faixa entre 12,1% e 12,4% do preço final do diesel.
O assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia, lembra que, quando cai o preço do combustível, o valor do frete também é reduzido. Por isso, havendo ou não inflação, o mais recomendado é focar uma boa gestão. Com o alto preço do diesel, essa planilha de controle é ainda mais necessária. Além disso, uma boa forma de economizar, de acordo com ele, seria fazer o máximo possível de frete de retorno para aproveitar melhor o diesel.
No mundo
Segundo o cronograma de evolução da adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final no Brasil, o diesel comercial tem a participação de 13% de B100 (biocombustível puro) em sua composição. Em termos práticos, isso significa que o teor de B100 comercializado no país é 71,42% maior do que o combustível utilizado como referência nos testes de homologação da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
Na Europa, a proporção do biodiesel é de 7%, e no Japão, de 5%. Já nos Estados Unidos, o percentual varia de 6% a 20%.
Conforme projetado pela CNT, se a mistura de biodiesel caísse para 7% no território brasileiro, o preço do diesel recuaria 4,1% ante o nível atual. Caso a mistura fosse reduzida para 6%, o recuo no preço do combustível seria de 4,8%.
Também estão em discussão, tanto por entes privados quanto por entes públicos (entre eles a União), alternativas para a redução do valor do preço do óleo diesel. Além de o governo federal ter zerado a Cide, foi publicado um decreto que reduziu a zero a incidência do PIS/Cofins durante os meses de março e abril deste ano.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.