Novidade no pedagiamento eletrônico
Tecnologia
A- A A+Rodovias de São Paulo contarão com etiqueta adesiva que pretende otimizar custo aos usuários
Uma nova funcionalidade promete reduzir os custos dos usuários das rodovias de São Paulo que utilizam o pagamento eletrônico de pedágio. Até outubro, estará disponível o sticker tag, etiqueta adesiva com as mesmas funções do equipamento que hoje é utilizado em rodovias desse Estadp. Atualmente, nos 6,5 mil quilômetros de rodovias sob concessão, cerca de 57% dos pagamentos de pedágio são feitos por meio do modelo eletrônico.
O novo equipamento proporciona mais facilidade e redução de custos de produção, o que poderá gerar economia aos usuários. Há quatro anos, o tag usado nas rodovias paulistas era um de característica de 5,8 GHz e que custava US$ 22. Com a mudança de tecnologia para 915 Mhz, o valor foi reduzido para US$ 8. Com o tag em formato de adesivo, o custo final do produto será ainda menor, de imediato com redução de 50% do valor, e cairá ainda mais quando o processo de fabricação estiver consolidado para o mercado nacional, podendo chegar próximo dos U$ 2.
Dentro do adesivo, haverá um chip e uma espécie de antena, feita com fios de cobre, que se comunicará com as praças de pedágio. A tecnologia é utilizada em estradas nos Estados Unidos e no Rio Grande do Sul, pela Sem Parar, também responsável pela inovação em São Paulo. A expectativa é que a empresa comercialize o adesivo amplamente para o mercado, de forma que as outras operadoras possam oferecer o produto a seus clientes.
CONEXÃO
Em setembro do ano passado, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ArteSP) assinou acordo de cooperação técnica com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) para permitir a troca de informações e o compartilhamento de tecnologia para sistemas de arrecadação automática de pedágio.
Os estudos de viabilização pretendem tornar possível a implantação do sistema da tecnologia de cobrança de pedágio eletrônica para a radiofrequência de 915 MHz, já utilizada nas vias paulistas e na malha rodoviária paranaense. Isso significa que, com um único equipamento (tag) de identificação veicular, o motorista poderá passar nas cabines automáticas de pedágio tanto nas rodovias estaduais paulistas quanto nas paranaenses.
Através de convênio entre a ArteSP e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), essa mesma tecnologia está em operação nas rodovias federais. O objetivo é tornar as viagens mais rápidas e mais seguras, aprimorando a mobilidade dos veículos e otimizando os custos operacionais.
Em longo prazo, o convênio facilitará a ampliação do modelo de pedagiamento conhecido como free flow, em que não há cabines de pedágio nas rodovias, apenas antenas instaladas em pórticos que registram a passagem dos veículos.
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