Novo simulador em BH
Sest/Senat lança equipamento para treinamento de motoristas profissionais na capital mineira. Outros 16 devem ser instalados ainda neste ano no Estado.
A- A A+Belo Horizonte já tem um simulador de direção para treinar novos motoristas profissionais de carga e passageiros. O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Sest/Senat) inaugurou recentemente o equipamento, que está instalado na sede do bairro Jardim Vitória, na região Norte da capital. O objetivo é aprimorar o treinamento, aumentar a segurança e, consequentemente, reduzir os custos dos transportadores.
Outros 16 simuladores estão programados para serem instalados no Estado ainda no primeiro semestre deste ano. As cidades de Contagem, Patos de Minas, Montes Claros, Poços de Caldas e Pouso Alegre já têm o sistema.
A unidade de Belo Horizonte se planeja para ofertar os cursos em que o simulador será utilizado. São eles: aperfeiçoamento de motoristas para condução antecipatória, aperfeiçoamento de motoristas para condução em situações de risco, aperfeiçoamento de motoristas para o uso de tecnologias embarcadas nos veículos, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros e cargas especiais, e aperfeiçoamento de motoristas para manobra do veículo.
Segundo Sérgio Pedrosa, presidente do Conselho Regional do Sest/Senat em Minas Gerais e da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), serão investidos R$ 41,56 milhões no projeto. Cada simulador custa, em média, R$ 600 mil. A meta é formar 50 mil profissionais em três anos. “Esse é um projeto inovador, de alta tecnologia. O aluno terá a chance de vivenciar em um ambiente virtual situações de risco a que ele está exposto no dia a dia. Quando ele for trabalhar em um veículo mais moderno, poderá ter mais facilidade depois de ter passado pela capacitação no simulador”, afirma Pedrosa.
Os investimentos contemplam cursos, horas técnicas de manutenção do simulador, capacitação de instrutores e proposta pedagógica. Para usar o simulador, é preciso ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E. As unidades precisaram construir salas específicas de treinamento para receberem o simulador.
O equipamento é capaz de simular vários tipos de situações vividas nas estradas e nas vias urbanas. Nele há a reprodução de ultrapassagens, mudanças de faixa, direção com chuva e manobras em marcha à ré. Para o presidente do Conselho Nacional do Sest/Senat e da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, a direção segura é fundamental para a redução de acidentes e de mortes no trânsito. Em entrevista à agência CNT, ele destacou ainda a economia de combustível, o menor custo de manutenção dos veículos e menos impacto ao meio ambiente. “Além de contribuir para a segurança, o treinamento com os simuladores será importante para a redução de custos dos transportadores. O projeto atende à missão do Sest/Senat de promover o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte e a responsabilidade socioambiental”, disse Andrade.
DIREÇÃO
No Brasil, desde janeiro de 2016, os candidatos à carteira B são obrigados a passar pelo simulador de direção veicular. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada em julho de 2015 trata da exigência. Os futuros motoristas devem ter aulas no simulador, assim como quem estiver mudando da categoria A para a B. Em Minas, as normas estão em vigência e compreendem o quinto passo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O candidato, segundo o Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais (Detran-MG), deve fazer, no mínimo, cinco aulas e, no máximo, oito no simulador de direção, sendo o valor estipulado pelas autoescolas. O Contran ainda planeja tornar o simulador obrigatório para quem quiser dirigir veículos comerciais, caminhões, ônibus e motos.
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