Novos postos de pesagem e fiscalização
Dnit visa implantar 35 locais em rodovias administradas pelo governo federal, em 14 Estados brasileiros
Dnit inicia a contratação de empresas para implementação de novos postos integrados automatizados de fiscalização
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit] iniciou o processo de contratação do novo Plano Nacional de Pesagem. Essa iniciativa prevê a instalação de 35 Postos Integrados Automatizados de Fiscalização (Piafs) em rodovias administradas pelo governo federal, em 14 Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Por ser automatizado, o modelo visa reduzir o tempo de parada dos veículos no processo de coleta de dados para fiscalização. Uma das principais mudanças é que os postos podem operar sem a presença física do agente de trânsito, que passa a exercer suas atividades em Centros de Controle Operacionais.
Um Piaf tem três unidades: a estação de controle em pista, o posto de fiscalização e o controle de fuga em pista. Por meio de um sistema de pesagem em movimento, a estação de controle seleciona previamente os veículos com indicativo de excesso de peso, de dimensões ou que tenham outra irregularidade. Somente nesses casos, o motorista será orientado a entrar no posto de fiscalização.
A fiscalização nos postos de pesagem é executada em duas etapas. Na primeira, acontece a pesagem seletiva, feita com o veículo em velocidade de até 60 km/h. Quando há indicação de excesso de carga, o veículo passa pela aferição dinâmica de precisão, feita a uma velocidade menor (10 km/h). A partir da comprovação do excesso de peso, o aviso é enviado por computador à central, para posterior notificação do infrator.
CENÁRIO ATUAL
Atualmente, segundo o Dnit, há 73 postos de pesagem em funcionamento. No ano passado, auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que as estradas sob gestão do Dnit têm apenas uma balança a cada 753 km.
A segunda etapa do plano prevê a instalação e operação de mais 157 postos. O Dnit calcula investimentos de R$ 1 bilhão, em cinco anos, para a nova fase. Além de diminuir o desgaste acelerado das rodovias, outra vantagem do controle de peso é a redução do número e da severidade dos acidentes, bem como dos custos de transporte.
Para definir a localização dos postos de fiscalização, foi necessário mapear as rotas das mercadorias. Os Piafs devem ser instalados o mais próximo possível da região geradora de carga.
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