O ciclo sustentável dos pneus
Sustentabilidade
A- A A+Recolher esses materiais adequadamente é uma responsabilidade de todos nós; por isso, busque o posto de coleta mais próximo para destiná-los de forma correta e, assim, ajude a preservar o meio ambiente
O pneu é um produto essencial à segurança dos motoristas, além de garantir melhores desempenho, estabilidade e performance dos veículos. Entretanto, depois de totalmente desgastado, ele se torna irreversível, ou seja, perde sua vida útil. Quando isso acontece, a maioria deles é descartada em aterros de lixos comuns ou jogados em vias públicas, rios e córregos, causando, assim, sérios impactos ambientais ao meio ambiente. Segundo levantamento feito pelo engenheiro Carlos Lagarinhos, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Epusp), entre 2002 e 2010, foram produzidos, somente no Brasil, 493,7 milhões de pneus.
Para se ter uma ideia do tamanho do problema, esse material não é biodegradável, podendo levar mais de 150 anos para se decompor. Mas você, caminhoneiro, sabe como dar uma destinação correta para o pneu usado? A melhor solução é encaminhá-lo para o ponto de coleta mais próximo ou deixá-lo em uma revendedora autorizada. A Reciclanip, instituição sem fins lucrativos criada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) e voltada para a coleta e a destinação de pneus inservíveis no país, é uma referência nesse quesito.
Apenas no primeiro trimestre de 2015, por exemplo, a entidade coletou e destinou, através dos seus 834 pontos de coleta atuais espalhados pelo país, mais de 114,5 mil toneladas de pneus inservíveis
no país. Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes, 3,11 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletadas e destinadas adequadamente pela instituição, o equivalente a 623 milhões de pneus de passeio.
PARCERIA
Segundo o gerente geral da Reciclanip, Cesar Faccio, o programa é desenvolvido por meio de parceiros, que instalam um ponto de coleta em sua cidade, na maioria dos casos, com prefeituras, que cedem um terreno com galpão coberto, dentro de normas específicas de segurança e higiene. “Esse local é usado para recolher e armazenar o material vindo de origens diversas, como borracharias, revendedoras e dos próprios cidadãos. O responsável pelo ponto de coleta comunica à Reciclanip a necessidade da retirada do material quando se atinge a quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de carga. A partir daí, a Reciclanip programa a coleta do material com os transportadores conveniados”, explica.
Após isso, o pneu vai para trituração, podendo ser reaproveitado de diversas formas: como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou como combustível de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.
De acordo com Faccio, todas essas destinações são aprovadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como ambientalmente adequadas. “Hoje, grande parte dos pneus coletados vai ser combustível alternativo usado pelas cimenteiras. Para que seja ambientalmente correta, a queima desse material é cercada de todos os cuidados ambientais necessários, como o uso de filtros especiais, por exemplo”, acrescenta.
RISCOS AO MEIO AMBIENTE
Os pneus inservíveis descartados de forma irregular contribuem para entupimentos de redes de esgoto e de enchentes, para a poluição de rios, além de ocupar um enorme volume nos aterros sanitários. Eles podem ainda ser foco para o mosquito da dengue, um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil atualmente. Se queimados, os pneus também geram poluição atmosférica. “Por isso, é fundamental investir em sua reciclagem. Ele não pode ser descartado na natureza. É muito importante que tanto consumidores quanto empresas tenham consciência de não deixarem no meio ambiente resíduos de qualquer espécie. Sempre que possível, deve-se seguir a regra dos 3R: reduzir, reutilizar, reciclar. No caso dos pneus, a situação é mais complexa, pois a reutilização somente deve ocorrer com remoldagem no caso de pneus de veículos de carga, não sendo aconselhável nos de passeio”, adverte o gerente geral da Reciclanip.
Quando o pneu passa a ser inadequado para o uso, ele precisa ser substituído para se evitar um aumento do risco de acidentes. Por isso, ao se comprar um pneu novo, o irreversível deve ser deixado na loja, que tomará as providências necessárias para que ele chegue até os pontos de coleta. “As empresas e as pessoas estão cada vez mais conscientes dessa necessidade, e a Reciclanip busca continuamente ampliar a informação sobre o procedimento correto a se adotar”, finalizou Faccio.
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