Obras em Contagem no debate
Audiência pública discute intervenções no trecho da BR-381 e necessidade de construção de trincheira
A- A A+Autoridades se reuniram em Contagem para debater a situação do trecho da BR-381 que fica na cidade, a Fernão Dias. Conforme mostrou Entre-Vias na edição de outubro, a prefeitura do município, por meio da Empresa de Transportes de Contagem (Transcon), cobra da concessionária Autopista obras de melhorias no trecho que vai de Betim ao entroncamento com o Anel Rodoviário. A audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados foi pedida por seu vice-presidente, deputado federal Diego Andrade.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai analisar se o contrato, firmado há oito anos, deve passar por revisão. Os projetos de intervenções no trecho, segundo informações da Prefeitura de Contagem, devem passar por modificações. Pelo menos 15 pontos devem ser analisados novamente pela concessionária, especialmente onde há alta incidência de acidentes.
Segundo Diego Andrade, no trecho de Contagem, está concentrado um dos maiores fluxos de veículos da Fernão Dias, por isso é importante que as ações sejam discutidas com os representantes dos órgãos competentes. Na extensão de 1.181 km concedidos, 4,8 km estão no município, mas é responsável por grande fluxo e impacto urbano. Segundo ele, a comissão vai enviar ofício à ANTT pedindo autorização para viabilização de financiamento para realização da obra de uma trincheira sob a BR-381, em caráter emergencial, considerada ação estratégica para as obras de mobilidade a serem executadas.
A construção da trincheira é a principal demanda da prefeitura para a Autopista Fernão Dias. Ela ficaria no cruzamento com a Avenida General David Sarnoff e aliviaria o tráfego que, no horário de pico, fica caótico. Em entrevista a Entre-Vias, o vice-presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz, disse que o projeto da trincheira existe no papel. A possibilidade da construção surgiu depois que uma obra no trecho da rodovia na altura de Atibaia, em São Paulo, no valor de R$ 3 milhões, foi cancelada pela concessionária, por não haver necessidade.
A partir do cancelamento, começaram as discussões para avaliar onde esse recurso seria empregado, até que chegou a demanda da Prefeitura de Contagem. Contudo, conforme matéria publicada na edição de outubro, seriam necessários pelo menos R$ 12 milhões para a obra, surgindo o impasse de quem deveria arcar com o restante do valor.
O prefeito de Contagem, Carlin Moura, enumerou outros pontos de gargalo na rodovia, como a necessidade de ampliação dos viadutos Makro e Hípica e a passagem subterrânea em frente à Toshiba. “São ações que merecem atitudes rápidas, uma vez que o município já está em processo de licitação das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana. As obras na BR-381 são urgentes, pois deverão ser concluídas antes das obras do PAC, para diminuição do impacto na região”, afirmou durante a reunião.
GARANTIAS
O coordenador substituto da Área de Infraestrutura Rodoviária da Unidade Regional Minas Gerais da ANTT, Ricardo Luiz da Mata Machado, disse que a rodovia foi concedida à Arteris S/A em 2008 para 25 anos de permissão para explorar o trecho entre BH e São Paulo. Para ele, será possível autorizar as obras em Contagem, incluindo um novo pacote de intervenções para a rodovia.
Helvécio Tamm, representante da Arteris S/A e diretor superintendente da Autopista Fernão Dias, disse, segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Contagem, que a empresa “está realizando estudos para as intervenções, solicitados pelo prefeito Carlin Moura, por meio da Transcon”. “Já existe o projeto. Precisamos de autorização da ANTT para que possamos apresentar o projeto executivo com seu respectivo valor para o financiamento. A concessionária está disposta e com grande interesse em atender a demanda de Contagem”, afirmou.
Segundo Helvécio, ainda está previsto um conjunto de obras no trecho entre Contagem e Betim que vai da Praça da Cemig até o trevo do Shopping Metropolitan. A rodovia será transformada em via expressa, com três pistas para o tráfego de veículos direto e transferência dos pontos de ônibus para as marginais. São 13 km no total, e a Prefeitura de Contagem, segundo ele, já garantiu que vai organizar uma minirrodoviária urbana com vários pontos de ônibus para tirar o fluxo da marginal em frente ao Carrefour. A empresa aguarda licença ambiental para iniciar as intervenções, orçadas em R$ 35 milhões e já previstas no contrato firmado com a ANTT.
O presidente do Sindicato de Transportes de Cargas do Centro-Oeste Mineiro (Setcom), Raimundo Fernandes, também esteve presente na audiência e reforçou a necessidade das obras. Ele lembrou que Contagem é o segundo maior polo transportador do país e, por sua importância estratégica para a economia nacional, precisa ter melhores condições de tráfego.
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