Para evitar tombamentos
Empresa projeta equipamento que auxilia na hora de descarregar caminhões basculantes e diminui riscos na operação
A- A A+Um equipamento eletrônico para evitar tombamentos. A Comlink, empresa do Rio Grande do Sul, criou um produto para diminuir os riscos de tombamento de caminhões basculantes durante o processo de descarga, principalmente de minérios. O Inclinômetro detecta riscos na operação e alerta sobre condições inseguras.
Segundo informações da empresa, os riscos de acidentes estão presentes no dia a dia dos transportadores de cargas e não é raro que ocorram durante a descarga de caminhões basculantes. No transporte de minério, por exemplo, o perigo é maior, como avalia a Comlink, devido à compactação da carga e ao tamanho da capacidade das caçambas. O transporte dentro da mina, como é frequente, e muitas vezes em terrenos irregulares e pouco compactados, também apresenta riscos.
A Comlink informa que obteve relatos de clientes que descarregam até mesmo em cima de montanhas de minério de ferro. O Inclinômetro é um dispositivo para auxiliar o operador, que geralmente está dentro da cabine, e proteger o veículo de tombamento. Ele mede automaticamente a inclinação do implemento e detecta riscos na operação, assim o operador pode posicionar o veículo de forma adequada.
A inclinação arriscada, segundo a empresa, ocorre no eixo de basculamento da caçamba e não é percebida de dentro da cabine. Enquanto não estiver em posição segura, o basculamento fica bloqueado. Se, durante a descarga, houver uma torção do chassi ou afundamento do terreno, aumentando o risco de acidentes, o equipamento bloqueia a subida da caixa de carga.
As principais causas de tombamento de caçambas basculantes, segundo a Comlink, são o terreno inclinado, carregamento com mais carga de um lado, excesso de carga, afundamento do terreno, movimentos bruscos durante a descarga, comprometimento na estrutura do veículo, como em pneus, molas, suspensão, e até mesmo ventos fortes laterais.
Os prejuízos gerados por um tombamento ultrapassam R$ 25 mil considerando somente gastos com manutenção, segundo informações da Comlink. “Esses custos podem se estender aos bens sobre os quais a caçamba tombou, lucros cessantes e prejuízos ao meio ambiente, como derramamento de óleo. Se ocorrerem danos pessoais ou fatais, os prejuízos se tornam imensuráveis”, descreve a empresa.
O Inclinômetro foi produzido em duas versões: uma caixa tipo rack, para ser embutida no painel do veículo, ou caixa com braço articulado, para instalar sobre o painel.
DICAS PARA REDUZIR OS RISCOS DE TOMBAMENTO
- Isole a área ao redor do veículo
- Procure terrenos compactos e nivelados
- Não bascule em aclives ou declives
- Faça o carregamento uniformemente
- Não exceda o limite de carga
- Verifique se a tampa traseira está aberta
- Certifique-se de não estar próximo de redes elétricas, já que a simples aproximação da rede de alta tensão pode causar descargas fatais
- Ventos fortes aumentam o risco de tombamento
- Não arranque ou freie bruscamente com a caixa erguida
- Faça manutenção na suspensão do veículo regularmente
- Mantenha-se afastado do implemento durante o basculamento, utilizando um controle remoto para o basculamento
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.