Pedestres mais seguros
Semana Nacional do Trânsito prioriza ações voltadas para quem está mais vulnerável no trânsito
A- A A+Em setembro, o país celebra mais uma Semana Nacional de Trânsito. O tema deste ano é “Década mundial de ações para a segurança do trânsito – 2011/2010: Cidade para as pessoas – proteção e prioridade ao pedestre”. Com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre os problemas no trânsito e a necessidade de mudança de atitude, a semana foi instituída no Código
de Trânsito Brasileiro (CTB) em 2007, quando se tornou obrigatória.
Segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que lançou o tema em julho para que os órgãos estaduais e municipais pensem e discutam as melhores estratégias de comunicação com os cidadãos, a abordagem não deve ser simplista, falando apenas de faixa de pedestres, semáforos, etc. “Deve ser algo mais audacioso e que amplie o conceito de segurança dos mais vulneráveis”, informa o Denatran.
A escolha por explorar o tema “Pedestres” foi da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A justificativa é de que há a necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contemple questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível. É preciso, segundo a Câmara Temática, priorizar a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.
Em 2009, foi contabilizado cerca de 1,3 milhão de mortes
por ano em 178 países, sendo que 50 milhões
sobreviveram com sequelas
O CTB preconiza que as normas de circulação e conduta no trânsito devem ser respeitadas na ordem decrescente, ou seja, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, todos juntos, pelos pedestres. Isso faz, segundo avaliação do Contran, com que as autoridades repensem o espaço urbano, tendo como preocupação principal a mobilidade do pedestre.
Desde o lançamento das semanas de trânsito, é a terceira vez que o pedestre é o tema. A primeira foi em 2000, com o tema “Faixa de pedestre, a vida pede passagem”. Cinco anos depois, o tema foi “No trânsito, somos todos pedestres”.
A partir de 2010, a Semana Nacional de Trânsito entrou no calendário de campanhas e atividades voltadas para a redução de acidentes, conforme definição da Assembleia-Geral das Nações Unidas. O documento, elaborado a partir de estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), determina que metade das vidas perdidas no trânsito sejam preservadas.
Em 2009, foi contabilizado cerca de 1,3 milhão de mortes por ano em 178 países, sendo que 50 milhões sobreviveram com sequelas. Se não houver nenhuma providência, a estimativa da OMS é de que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.